🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

O WiFi só funciona próximo do roteador? Confira alguns erros que podem estar acontecendo

03 fev 2022 Bruna Rocha

Se o seu WiFi só funciona próximo do roteador, confira alguns erros que podem estar acontecendo e suas possíveis soluções neste post.

O WiFi só funciona próximo do roteador? Confira alguns erros que podem estar acontecendo

Apesar da velocidade de internet ser cada vez mais rápida e as conexões sem fio mais confiáveis do que nunca, o WiFi ainda pode apresentar alguns problemas. Um questionamento constante entre nossos clientes é que o WiFi só funciona próximo do roteador. 

Apesar de comum, esse problema pode ter várias origens e, consequentemente, soluções. Se o seu WiFi só funciona próximo do roteador, confira alguns erros que podem estar acontecendo e suas possíveis soluções a seguir. 

O WiFi só funciona próximo do roteador? Confira alguns erros que podem estar acontecendo

Roteador posicionado em um local errado

Se o seu WiFi só funciona próximo do roteador, um dos problemas pode ser o posicionamento do seu roteador. O ideal é posicionar o equipamento em um local mais alto, como uma prateleira, por exemplo. 

Também ajuda se o roteador estiver longe de outros dispositivos que podem interferir no sinal e em uma localização central em sua casa. Já demos mais dicas para escolher qual o melhor lugar para colocar o roteador Wi-Fi na sua casa aqui

Até a posição das antenas do roteador podem interferir no sinal. Se o dispositivo estiver bem posicionado, com as antenas da forma correta e ainda sim estiver sem alcance, pode ser que o roteador não seja suficiente para o tamanho da sua casa ou empresa, o que nos leva ao próximo tópico. 

roteador

Roteador insuficiente para o tamanho da sua casa ou empresa

Até os roteadores mais modernos possuem uma distância limite de alcance de sinal e por isso seu WiFi só funciona perto do roteador, perdendo qualidade e velocidade conforme você se afasta do equipamento. 

A solução para esse problema é investir na tecnologia Mesh. Com ela, o roteador principal transmite sinal para outros roteadores Mesh formando uma malha, uma rede única, com uma única senha. Assim, você pode andar de um cômodo a outro sem precisar mudar de rede Wi-Fi. 

Saiba mais sobre como aumentar a cobertura do seu WiFi com a tecnologia Mesh aqui

Falta de banda larga

Outro motivo que faz muitos clientes reclamarem que o WiFi só funciona próximo do roteador é a falta de banda larga. Isso acontece quando todos os usuários da internet usam seus computadores, telefones, tablets e televisores ao mesmo tempo e a quantidade de internet assinada no plano não é suficiente. 

O primeiro passo é calcular a quantidade de banda que você precisa baseado na quantidade de pessoas que vão utilizar a internet e nas atividades que elas irão realizar. Se o seu pacote for insuficiente, entre em contato com seu provedor de internet e veja se é possível fazer um upgrade de plano. 

Outra opção é conectar computadores e Smart TVs direto no cabo de rede, liberando mais espaço no seu WiFi para os outros equipamentos que não podem ser conectados via cabo, como celulares e tablets.  

Banda larga

Canais de frequência congestionados

A interferência é um problema muito relatado por nossos clientes, principalmente em áreas mais populosas. Quando a maioria das pessoas configuram as suas redes WiFi pela primeira vez, elas deixam as configurações inalteradas, o que torna canais de frequência wireless padrão muito suscetíveis a ruídos.

Isso dá a impressão de que o WiFi só funciona próximo do roteador, quando na verdade o seu canal está sobrecarregado de dispositivos conectados. Muitos modelos de roteadores mais recentes são capazes de selecionar automaticamente as frequências menos utilizadas na reinicialização.

Se você não souber como fazer isso, entre em contato com seu servidor de internet. Aqui na Reitec Fibra, ajustamos o canal à distância, pelo telefone. Isso resolve o problema em alguns minutos, sem a necessidade de agendar uma visita. 

Equipamentos ultrapassados

Se o seu WiFi só funciona próximo do roteador, o problema pode estar nos seus equipamentos e não no sinal. Se seu roteador está ultrapassado e limitado, pode ser a hora de pensar em comprar um novo. O ideal é que o seu roteador seja atualizado a cada dois anos. 

Conectar equipamentos antigos também pode dificultar o sinal, já que funcionam como um funil e captam menos sinal. Por isso, confira se seus dispositivos possuem tecnologia suficiente para receber toda a banda que você contratou. 

Se ainda assim o seu WiFi só funciona próximo do roteador, entre em contato com o seu provedor de internet. Se você mora no Distrito Federal, venha para a melhor fibra óptica da região com a Reitec Fibra.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design