🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

WiFi ou cabo de rede? Qual a melhor opção?

27 jan 2022 Bruna Rocha

Reunimos as principais características neste post para que você possa escolher entre WiFi ou cabo de rede e usufruir do melhor da sua internet, confira!

WiFi ou cabo de rede? Qual a melhor opção?

A internet se tornou indispensável para a vida moderna. Seja em casa ou no trabalho, diversas atividades do nosso dia dependem de uma boa conexão e de uma internet de qualidade. Mas qual a melhor opção: WiFi ou cabo de rede?

A pergunta não tem uma resposta certa, já que depende de alguns fatores, como o perfil do usuário e a velocidade de conexão necessária. Há casos em que o cabo de rede se torna necessário para ter uma conexão mais sólida com sua rede. Em outros, utilizar o WiFi é suficiente e oferece mais conveniência ao usuário. 

Reunimos as principais características neste post para que você possa escolher entre WiFi ou cabo de rede e usufruir do melhor da sua internet, confira! 

Para empresas: cabo de rede é a melhor solução

Se você possui uma empresa e está avaliando como realizar a manutenção da sua rede, conectar a internet via cabo é a melhor opção. Dessa forma, há menor perda de sinal e não depende de login e senha para conectar. O computador fica fisicamente ao alcance dos cabos de rede e sempre conectado à internet. 

Outro benefício de usar o cabo de rede é a segurança digital. Usando o WiFi, você permite que alguém com acesso eventual possa violar a segurança imposta pela senha e pode ficar sujeito a invasores. Com o cabo de rede, você garante mais segurança para seus colaboradores e para seus dados. 

Internet para empresas

Se você oferece internet para clientes ou possíveis visitantes da sua empresa, ou se precisa conectar celulares e outros dispositivos móveis, oferecer internet no cabo pode não ser a melhor alternativa. 

Nesse caso, você não precisa escolher entre WiFi ou cabo de rede. Pode-se manter o cabo para as principais máquinas e criar uma segunda rede com sinal via WiFi para conectar celulares e disponibilizar para eventuais visitantes ou clientes.

Para casas: WiFi ou cabo de rede, depende do usuário

Se você está se perguntando qual é a melhor opção de conexão de internet para sua casa, WiFi ou cabo de rede, a resposta vai depender de alguns fatores individuais dos usuários que vão usar a internet. 

Se você trabalha de home office, é um gamer ou utiliza a internet de forma intensa, a melhor opção é o cabo, definitivamente. Ele oferece menor perda de sinal e sofre menos impacto de oscilações e interferências, já que não possui obstáculos que podem atrapalhar a chegada do sinal. Deixar o WiFi do computador desligado também ajuda na economia da bateria. 

As Smart TVS costumam aceitar apenas o WIFi 2.4 ghz, ou seja, é uma banda menor que o 5 ghz. Isso pode dificultar e tornar mais lento o carregamento de streamings ou vídeos online. Nesse caso, um cabo de rede pode ser ligado à TV, reduzindo ruídos e oscilações na sua hora de lazer. 

Banda larga

Agora, se você vai utilizar a rede em um notebook para usos do dia a dia, assim como conectar dispositivos móveis, como celulares e tablets, o WiFi é sua melhor escolha. Ele permite a mobilidade e elimina a dependência de cabeamento físico. 

Se sua casa for muito grande e com muitas paredes, o sinal pode se tornar escasso e atrapalhar o seu uso. Uma das soluções é apostar na tecnologia Mesh, que liga roteadores em diferentes cantos da casa, criando uma malha de rede que cobre todos os espaços.

Aparelhos também influenciam na escolha por WiFi ou cabo de rede

Outro fator que pode influenciar na sua escolha entre WiFi ou cabo de rede são os aparelhos que serão conectados à internet. As conexões hoje andam extremamente evoluídas e os aparelhos eletrônicos de última geração seguem o avanço da tecnologia e possuem conectividades mais avançadas. 

Porém, se você tem aparelhos mais antigos, não adianta ter muita velocidade que você não conseguirá desfrutar dela. É como se você tivesse um super carro que possui um limitador de velocidade. Você nunca conseguirá atingir as maiores velocidades do seu plano com um equipamento antigo. Se o seu equipamento oscilar muito no WiFi, o ideal é trocar pelo cabo de rede.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design