🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Vantagens da Fibra Ótica

26 maio 2020 Bruna Rocha

A fibra ótica se destaca como a melhor opção de investimento para quem precisa de conexões rápidas, estáveis e confiáveis. Saiba mais vantagens no artigo.

Vantagens da Fibra Ótica

Com a expansão dos serviços de telecomunicações e computação, tem aumentado a necessidade de conexões rápidas, estáveis e confiáveis. Assim, a fibra ótica se destaca como a melhor opção de investimento por ter uma estrutura simples, barata e eficiente. 

Essa tecnologia permite que todo o sinal seja transformado em luz por meio dos conversores integrados aos transmissores, garantindo ainda mais velocidade. Ainda não acredita que a fibra ótica é a melhor opção? Reunimos as vantagens dessa tecnologia, confira! 

Maior velocidade de transmissão

A fibra ótica permite a transmissão de dados na velocidade da luz, podendo chegar até 1,6 TB/s. Uma velocidade de transmissão grande faz com que a sinal seja mais estável, diminuindo o tempo de espera por carregamento de páginas de internet, serviços de streaming, jogos online e video conferências.

Maior potência do sinal

Um dos problemas mais comuns ao usar internet wifi é a redução da qualidade em alguns pontos da casa. Na internet banda larga tradicional, em cabos de cobre, a intensidade do sinal diminui abruptamente à medida que os usuários se afastam do provedor. 

Com a fibra ótica, isso não acontece. Com boa intensidade de sinal em maiores distâncias e o roteador no local ideal, o sinal chegará em todos os pontos da sua casa. 

Menos atrasos na transmissão de dados

Quando você realiza uma tarefa na internet, como uma pesquisa no Google, por exemplo, você está transmitindo um pacote de dados de um ponto A (provedor do Google) para o ponto B (seu computador). 

Quando esse pacote de dados chega com atrasos, chamamos de latência. Essa demora prejudica o download e o upload de dados, que precisam de maior estabilidade na transmissão de dados. Esse problema deixa lento desde atividades mais pesadas, como jogos e filmes, como a simples atualização de uma página na internet. A fibra ótica elimina os problemas de latência. 

Imunidade a interferências eletromagnéticas

Os cabos de cobre transportam os dados por meio de correntes elétricas em meios condutores (cobre) e, por isso, são sensíveis a interferências eletromagnéticas, que podem ser causadas por aproximação com dispositivos elétricos ou por causas naturais, como raios. Dessa forma, esse cabeamento pode sofrer danos que interrompem ou dificultam o funcionamento da conexão.  

Já o sinal de fibra ótica, não se degrada ou desaparece com essas interferências. Seus dados são transmitidos através da luz por meio cabos de vidro compridos, que refletem tudo que é incidido sobre ele, e por uma proteção reforçada. Dessa forma, mesmo em tempestades e situações adversas, o sinal se mantém estável para os usuários sem qualquer tipo de interferência. 

Saiba como funciona o cabo de fibra ótica aqui.

Transmissões mais seguras

A fibra ótica também é mais segura que o modelo tradicional de conexão. Isso acontece porque o acesso aos cabos de cobre é facilmente feito por hackers. Eles pode aplicar diversas práticas para furtar informações, como dados bancários, gerando prejuízos para os usuários da rede. 

Os hackers possuem dificuldade em invadir a rede de fibra ótica pois a única maneira de penetrar essa conexão é cortando o próprio cabo, o que faz com que o sinal desapareça. Esse fato tem feito com que muitas empresas passem a usar esse modelo para aumentar a proteção de suas informações. 

Facilidade de instalação

Os cabos de fibra ótica são mais fáceis de serem instalados pois possuem diâmetros menores e mais flexíveis. Outra vantagem é que eles não precisam ser modificados para aumentar a capacidade de transmissão. 

Nas instalações tradicionais, quando há necessidade de aumentar a capacidade de transmissão de dados, é necessário ampliar a espessura e rigidez dos cabos de cobre. Isso faz com que seja preciso realizar obras e alterações na estrutura, resultando em problemas na conexão durante esse período. 

Já com os cabos de fibra, são uma tecnologia que está preparada para a ampliação da transmissão e já sustenta uma quantidade muito maior de banda do que utilizamos hoje, mesmo em grandes empresas. 

A fibra óptica tem o melhor custo-benefício

Por fim, mas não menos importante: melhor custo-benefício. Quando comparado com o modelo tradicional, esse tipo de conexão apresenta basicamente os mesmos valores, porém com opção de planos com maiores velocidades disponíveis. 

Os planos da Reitec, por exemplo, oferecem a mesma quantidade de internet para download e upload, sendo uma ótima alternativa para pessoas que enviam vídeos, arquivos pesados e fazem muita videoconferência. 

Ao optar por um plano de fibra ótica, você está escolhendo a opção mais estável, eficiente e segura. Sem contato que o modelo é tecnologicamente mais avançado e considerado a principal tendência não apenas para conexões de internet, mas também para outras formas de transferência de dados. 

Se interessou? Entre em contato com a gente!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design