🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Repetidor WiFi: tudo sobre essa tecnologia e principais dúvidas

13 dez 2021 Bruna Rocha

Reunimos as principais dúvidas sobre o repetidor WiFi, para que você possa tomar a melhor decisão.

Repetidor WiFi: tudo sobre essa tecnologia e principais dúvidas

Sinal de WiFi fraco pode significar muitas coisas, entre elas problemas com o roteador. Obstáculos e longas distâncias são algumas das razões para essa perda de sinal, mas elas exigem soluções diferentes. Você pode optar por trocar seu roteador por um equipamento mais resistente ou usar um repetidor WiFi. 

O roteador e o receptor WiFi funcionam de formas diferentes e é importante entender o que cada aparelho faz antes de escolher qual a melhor solução para o seu problema. Por isso, reunimos as principais dúvidas sobre o repetidor WiFi, para que você possa tomar a melhor decisão. 

Principais dúvidas sobre o repetidor WiFi

O que cada um faz?

O roteador é um aparelho usado para encaminhar informações dos pacotes de dados proporcionando conectividade entre os dispositivos, como computadores, smartphones e tablets. Em outras palavras, ele leva o sinal que chega até sua casa ou empresa através do cabo de fibra óptica e transmite para seus dispositivos via WiFi. 

Já o repetidor WiFi, como o próprio nome diz, pega o sinal que já está sendo emitido pelo roteador e repete. Ao fazer isso, ele cria uma segunda rede com as mesmas características da anterior, mas com um alcance maior em relação ao roteador original. 

Quando usar o repetidor WiFi?

Dependendo do tamanho da casa ou da empresa, ter um roteador pode não ser suficiente para atender todos os cômodos de maneira eficiente. Além do tamanho da área, outros fatores podem causar interferência, como outros eletrônicos, objetos metálicos, paredes grossas e outros obstáculos físicos. Já falamos sobre 7 coisas que roubam o seu WiFi aqui no blog e vale a leitura. 

Nesses casos, trocar o roteador por um modelo mais avançado não irá resolver o problema. A solução para essa situação é usar o repetidor WiFi, que poderá ser instalado exatamente onde o sinal começa a falhar. O dispositivo também pode ser a saída quando existem muitos aparelhos ligados na rede sem fio e o roteador apresenta limite baixo.

Como é a instalação de um repetidor WiFi? 

A instalação dos roteadores WiFi são bem simples e até os consumidores iniciantes em redes sem fio não costumam ter problemas na configuração. Isso porque ele conta com um recurso de copiar as configurações do roteador principal, dispensando definições adicionais. 

O que saber antes de adquirir um repetidor WiFi?

A ideia de expandir a área de cobertura de uma rede sem fio é bastante atrativa para muita gente, mas há casos em que essa solução não é a ideal já que repetidores WiFi podem provocar alguns problemas no ambiente de rede. 

O repetidor irá transmitir na mesma frequência que o seu roteador, o que vai, no mínimo, dobrar o índice de ruído no local, aumentando a interferência. Além disso, como o repetidor se coloca como intermediário entre seus aparelhos e o roteador de Internet, as velocidades podem sofrer diminuições sensíveis.

Então, pode ser que outras tecnologias sejam mais eficazes para seu problema, como a tecnologia Mesh. Falaremos mais dela a seguir. 

Repetidor WiFi x Tecnologia Mesh

Um grande competidor do repetidor WiFi são os roteadores Mesh. Eles também são usados para distribuir o sinal de WiFi por todo o ambiente. A diferença é que a tecnologia Mesh conecta todos os roteadores formando uma malha, uma rede única com uma única senha. 

Assim, você pode andar de um cômodo ao outro sem precisar mudar de rede. Os próprios roteadores identificam onde você está e o roteador mais próximo manda o melhor sinal, tudo automaticamente e sem interrupções. Se precisar ampliar a rede é só instalar mais roteadores. 

Já falamos mais sobre a tecnologia Mesh, assim como seus benefícios, aqui no blog. Essa é uma opção mais moderna para ampliar seu sinal WiFi. Se você tem dúvidas sobre qual tecnologia escolher, entre em contato com a nossa equipe, estamos preparados para tirar todas as dúvidas e te oferecer a melhor solução. 

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design