Confira dicas de como escolher senhas seguras e outras dicas para navegar na internet com segurança aqui.
Está cada vez mais fácil ser vítima de golpistas ou hackers na internet e, para navegar com segurança, é necessário ter alguns cuidados. Além de saber escolher senhas seguras, há outras medidas que você pode fazer para ficar ainda mais protegido, como habilitar a autenticação de dois fatores e utilizar um gerenciador de senhas.
Confira dicas de como escolher senhas seguras e outras dicas para navegar na internet com segurança a seguir.
Aqui vamos falar de...
O primeiro passo para manter suas contas protegidas é escolher senhas seguras e fortes. Para isso, há algumas dicas que devem ser seguidas:
Senhas seguras são criadas a partir da variação de letras minúsculas e maiúsculas, além do uso de caracteres especiais, como #, $, @, !, entre outros. Assim, fica mais difícil adivinhar a senha e você pode criar uma opção que seja fácil de memorizar, mas com uma estrutura mais complexa, como Te$te#deSenh@ ou $enh@Nov@&.
Um dos maiores erros na hora de definir senhas seguras é utilizar sequências numéricas simples, como “1234”ou colocar datas de nascimento, com dia, mês e ano. Essas são as primeiras tentativas que criminosos usam para adivinhar as senhas de uma pessoa.
Pode parecer tentador criar uma senha difícil, memorizá-la e usá-la em todas as suas contas e acessos. Por mais forte que seja a combinação, aproveitar as senhas em vários serviços pode fazer com que todas as suas contas sejam acessadas indevidamente caso alguém descubra a combinação.
O ideal é criar senhas diferentes para seus logins, principalmente para suas redes sociais, serviço de e-mail, desbloqueio de telefone, aplicativos de banco e de mensagens. Mas como guardar todas essas senhas seguras salvas e manter suas contas protegidas? É isso que vamos te mostrar a seguir.
A autenticação de dois fatores ou verificação em duas etapas é uma camada extra de segurança que você adiciona à sua conta caso a senha seja roubada ou descoberta. Depois de configurada, além da senha, será preciso fornecer uma segunda informação para ter acesso à conta.
Essa verificação pode ser definida através de código de SMS ou e-mail, PIN, segunda senha, respostas a perguntas secretas, acesso via biometria ou até através de dispositivos físicos, como cartão de crédito ou drives USB de token.
No caso do WhatsApp, por exemplo, uma senha de verificação é solicitada ocasionalmente. Assim, se seu WhatsApp for clonado, o hacker não conseguirá acessar seus contatos sem essa senha.
Os gerenciadores de senhas são aplicativos que, além de organizar e guardar suas senhas, possuem geradores de senhas seguras com combinações mais difíceis, criptografam os dados com um algoritmo que só libera com a senha-mestra, além de outros recursos de segurança, como a identificação de senhas duplicadas, velhas ou fracas.
Alguns gerenciadores de senhas também têm a opção de salvar os dados em nuvem, permitindo carregar suas senhas para todo lugar e acessá-las de diferentes dispositivos. Além de guardar senhas seguras e cartões de crédito, alguns gerenciadores permitem até salvar notas de forma segura, permitindo que você proteja outros tipos de informação.
Entre os gerenciadores de senhas mais conhecidos e seguros, podemos listar:
Permite gerar senhas seguras de forma fácil, guarda códigos de autenticação em duas etapas, possui boa integração com o iOS, tem interface bem trabalhada e salva outros dados confidenciais além das senhas.
É um dos mais utilizados porque funciona em praticamente qualquer navegador ou plataforma. As informações são armazenadas nos servidores do LastPass e criptografadas com AES-256. É gratuito, mas algumas sincronizações só estão disponíveis para assinantes premium.
A interface não é muito amigável, mas é a melhor opção para os que procuram mais segurança. Por ele, é possível configurar a força da criptografia e seus dados não são enviados para nenhum lugar. É gratuito e só funciona no Windows.
Há algumas precauções que você pode tomar para evitar que, caso seu celular seja roubado ou perdido, suas informações e acessos fiquem protegidos. Você pode pesquisar pelo modelo de celular e descobrir como configurar para deixá-lo mais seguro.
Separamos aqui um artigo que dá 10 dicas para manter seu Android seguro e um vídeo que explica algumas configurações de segurança da Apple para o caso de ter seu iPhone roubado.
Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200
© 2024 Política de privacidade //php wp_title(); ?> //php bloginfo('name'); ?>