🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Senhas seguras: como manter as suas contas protegidas

03 jun 2022 Bruna Rocha

Confira dicas de como escolher senhas seguras e outras dicas para navegar na internet com segurança aqui.

Senhas seguras: como manter as suas contas protegidas

Está cada vez mais fácil ser vítima de golpistas ou hackers na internet e, para navegar com segurança, é necessário ter alguns cuidados. Além de saber escolher senhas seguras, há outras medidas que você pode fazer para ficar ainda mais protegido, como habilitar a autenticação de dois fatores e utilizar um gerenciador de senhas. 

Confira dicas de como escolher senhas seguras e outras dicas para navegar na internet com segurança a seguir. 

Como escolher senhas seguras

O primeiro passo para manter suas contas protegidas é escolher senhas seguras e fortes. Para isso, há algumas dicas que devem ser seguidas: 

1. Use caracteres especiais e letras maiúsculas

Senhas seguras são criadas a partir da variação de letras minúsculas e maiúsculas, além do uso de caracteres especiais, como #, $, @, !, entre outros. Assim, fica mais difícil adivinhar a senha e você pode criar uma opção que seja fácil de memorizar, mas com uma estrutura mais complexa, como Te$te#deSenh@ ou $enh@Nov@&. 

2. Evite sequências numéricas e sua data de nascimento

Um dos maiores erros na hora de definir senhas seguras é utilizar sequências numéricas simples, como “1234”ou colocar datas de nascimento, com dia, mês e ano. Essas são as primeiras tentativas que criminosos usam para adivinhar as senhas de uma pessoa. 

Porque a internet está lenta? Conheça 7 possíveis problemas

3. Não reutilize senhas

Pode parecer tentador criar uma senha difícil, memorizá-la e usá-la em todas as suas contas e acessos. Por mais forte que seja a combinação, aproveitar as senhas em vários serviços pode fazer com que todas as suas contas sejam acessadas indevidamente caso alguém descubra a combinação. 

O ideal é criar senhas diferentes para seus logins, principalmente para suas redes sociais, serviço de e-mail, desbloqueio de telefone, aplicativos de banco e de mensagens. Mas como guardar todas essas senhas seguras salvas e manter suas contas protegidas? É isso que vamos te mostrar a seguir. 

Além das senhas seguras: como ficar ainda mais protegido

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores ou verificação em duas etapas é uma camada extra de segurança que você adiciona à sua conta caso a senha seja roubada ou descoberta. Depois de configurada, além da senha, será preciso fornecer uma segunda informação para ter acesso à conta. 

Essa verificação pode ser definida através de código de SMS ou e-mail, PIN, segunda senha, respostas a perguntas secretas, acesso via biometria ou até através de dispositivos físicos, como cartão de crédito ou drives USB de token. 

No caso do WhatsApp, por exemplo, uma senha de verificação é solicitada ocasionalmente. Assim, se seu WhatsApp for clonado, o hacker não conseguirá acessar seus contatos sem essa senha.

internet 

Usar um gerenciador de senhas

Os gerenciadores de senhas são aplicativos que, além de organizar e guardar suas senhas, possuem geradores de senhas seguras com combinações mais difíceis, criptografam os dados com um algoritmo que só libera com a senha-mestra, além de outros recursos de segurança, como a identificação de senhas duplicadas, velhas ou fracas. 

Alguns gerenciadores de senhas também têm a opção de salvar os dados em nuvem, permitindo carregar suas senhas para todo lugar e acessá-las de diferentes dispositivos. Além de guardar senhas seguras  e cartões de crédito, alguns gerenciadores permitem até salvar notas de forma segura, permitindo que você proteja outros tipos de informação. 

Entre os gerenciadores de senhas mais conhecidos e seguros, podemos listar: 

1Password

Permite gerar senhas seguras de forma fácil, guarda códigos de autenticação em duas etapas, possui boa integração com o iOS, tem interface bem trabalhada e salva outros dados confidenciais além das senhas. 

LastPass

É um dos mais utilizados porque funciona em praticamente qualquer navegador ou plataforma. As informações são armazenadas nos servidores do LastPass e criptografadas com AES-256. É gratuito, mas algumas sincronizações só estão disponíveis para assinantes premium. 

KeePassX

A interface não é muito amigável, mas é a melhor opção para os que procuram mais segurança. Por ele, é possível configurar a força da criptografia e seus dados não são enviados para nenhum lugar. É gratuito e só funciona no Windows. 

5 dicas de como proteger seu cartão de crédito em compras online

Procure por proteções específicas para seu modelo de celular

Há algumas precauções que você pode tomar para evitar que, caso seu celular seja roubado ou perdido, suas informações e acessos fiquem protegidos. Você pode pesquisar pelo modelo de celular e descobrir como configurar para deixá-lo mais seguro. 

Separamos aqui um artigo que dá 10 dicas para manter seu Android seguro e um vídeo que explica algumas configurações de segurança da Apple para o caso de ter seu iPhone roubado

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design