🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Quem inventou a fibra óptica? Confira essa e outras curiosidades

08 abr 2022 Bruna Rocha

Confira como a fibra óptica foi inventada e outras curiosidades sobre essa tecnologia acompanhando o artigo até o final.

Quem inventou a fibra óptica? Confira essa e outras curiosidades

Desenvolvida há 34 anos, a fibra óptica foi criada para auxiliar a Medicina e hoje está revolucionando a forma como usamos a internet. Ao transmitir dados na velocidade da luz, a fibra óptica permite uma internet de qualidade, velocidade e sem ruídos. 

Confira como a fibra óptica foi inventada e outras curiosidades sobre essa tecnologia acompanhando o artigo até o final. 

Quem inventou a fibra óptica?

A luz faz curva?

Antes de falarmos sobre fibra óptica, precisamos falar sobre luz. Até 1870, acreditava-se que a luz caminhava sempre em linha reta. Naquele ano, o físico John Tyndall provou que a luz podia fazer curva em um laboratório em Londres. 

A experiência foi a seguinte: Tyndall colocou uma lanterna dentro de um recipiente opaco cheio de água, com um orifício em um dos lados, por onde a água escorria. A luz acompanhava essa curva da água, dando a impressão de que estivesse dobrada. 

O que acontecia na verdade era que a luz se propagava em ziguezague, se movendo de um lado para o outro do fio de água, em uma série de reflexões internas. 

fibra óptica

Uma armadilha para a luz

Em 1952, o físico indiano Narinder Singh Kapany aprofundava seus estudos sobre o fenômeno da reflexão total interna para obter seu doutorado em Ótica na Universidade de Londres. Entre os objetos de estudo, ele queria encontrar uma armadilha para a luz, uma forma de aprisioná-la. 

Para isso, Kapany, que também trabalhava como projetista de lentes, começou a estudar o fenômeno em prismas, em cilindros de vidro transparentes e depois em películas de vidro. O físico percebeu que, se essa película de vidro tivesse um índice de refração muito inferior ao cilindro, funcionaria como um espelho, concentrando toda a luz. 

Com um ângulo limite baixíssimo, toda a luz que entrasse no cilindro seria refletida para praticamente todos os ângulos de incidência. Mesmo com tubos curvos, a luz fluía como água e só saía no final do tubo, realizando milhares de reflexões sucessivas, sempre no mesmo ângulo. 

O próximo passo foi estreitar os canos de luz até atingir a dimensão de um fio de cabelo, tamanho das fibras ópticas atuais. Para isso foram usadas fibras de vidro, que já eram conhecidas desde o século XVIII e eram usadas como isolante térmico. 

Em 1955, depois de três anos de pesquisa, Kapany definiu a expressão fibra óptica e patenteou a invenção, que ele achou que ficaria restrita à Medicina, sendo usada no aperfeiçoamento do endoscópio, aparelho usado para observar o interior do corpo humano.  

fibra óptica

Fibra óptica como transmissão de dados

O físico chinês Charles Kao, em 1966, teve a ideia de usar fibras ópticas para a transmissão de chamadas telefônicas. Ao contrário dos cabos convencionais, os cabos ópticos possuem maior capacidade de transmissão de dados a um custo menor, além de não sofrerem interferências elétricas externas

Para se ter uma noção, uma fibra óptica é capaz de transmitir até 20 mil conversas telefônicas simultâneas, quarenta vezes mais que o fio de cobre. Controlando a emissão de luz, é possível criar códigos digitais para transmitir informações. 

Assim, a linguagem de computadores, que é binária, composta dos algarismos zero e um, pode ser substituída pela luz e ausência de luz. É dessa forma que podemos transmitir dados da internet na velocidade da luz através da fibra óptica. 

Quem inventou a fibra óptica?

Na imagem: John Tyndall, Narinder Singh Kapany e Charles Kao.

Outras curiosidades sobre a tecnologia

Não é só no âmbito das telecomunicações que os cabos ópticos reinam. A fibra óptica também é usada em automóveis, eletrodomésticos, mísseis, blindados, fotografia, satélites, fiação de computadores e muito mais! 

O Brasil já alcançou a marca de mais de 20 milhões de contratos de banda larga em fibra óptica nas grandes operadoras. Se considerarmos os provedores regionais, os números são ainda maiores. 

Quer fazer parte dos internautas que aproveitam os benefícios da fibra óptica? Venha para a Reitec Fibra! 

Gostou do tema? Confira mais 12 curiosidades sobre a fibra óptica aqui.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design