Pode parecer muito distante, ou até impossível para alguns, mas já vivemos em um mundo sem internet! Confira como a tecnologia chegou ao Brasil.
Pode parecer muito distante, ou até impossível para alguns, mas já vivemos em um mundo sem internet!
Como muitas tecnologias, a internet foi criada durante a Guerra Fria, como uma forma de descentralizar a comunicação e o armazenamento de dados.
Já falamos sobre a história da internet e sua evolução ao longo do tempo, e hoje vamos falar de como essa tecnologia chegou ao Brasil!
Aqui vamos falar de...
O que possibilitou a chegada da internet no Brasil foi a Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 que ligava a Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale.
Aqui, a Bitnet conectava a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao Fermilab, laboratório especializado em estudos de partículas atômicas nos Estados Unidos.
Essa ligação era feita via linha telefônica, por meio de um fio de cobre dentro de um cabo submarino, tecnologia bastante rudimentar se compararmos à fibra óptica de hoje.
Em 1991, essa conexão passou a ser via internet, tornando- se a única rota de saída de dados do Brasil para o mundo.
A Fundação também ficou encarregada da administração do domínio “.br” e da distribuição dos números IPs para o Brasil.
Nessa época, outras conexões de internet foram estendidas para outras instituições dentro de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
A tecnologia não permitia muita coisa e os pesquisadores usavam a rede apenas para trocar mensagens eletrônicas com cientistas de outras instituições acadêmicas.
Em 1992, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, já tinha implementado uma rede de abrangência nacional, interligando 11 capitais brasileiras por meio de uma malha de 9.600 bps.
Esse número é bem inferior ao que temos acesso hoje em nossas casas, mas para a época isso era uma revolução.
Algumas conexões, entre Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, por exemplo, possuíam links de 64.000 bps.
Todo esse avanço só era possível dentro das universidades e centros de pesquisa do país.
Foi em 1994 que a internet finalmente saiu do nicho acadêmico e pode ser comercializada para o público geral.
No Brasil, a Embratel lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps.
Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.
O Ministério das Comunicações, visando evitar o monopólio estatal da internet no Brasil, tornou pública a sua posição a favor da exploração comercial da rede mundial do país em maio de 1995, quando o serviço começou a funcionar de forma definitiva.
A internet se popularizou e cresceu de forma acelerada, passando a ser capa de revista e até assunto de novela!
Em 1996, os grandes portais e provedores de conexão à rede no Brasil foram lançados e, em 1998, o Brasil já ocupava o 19º lugar em números de hosts no mundo e liderava o pódio na América do Sul.
Em 2007, o uso da internet no Brasil já estava consolidado, com uma base de 40 milhões de computadores instalados no país e movimentando cerca de 114 bilhões de dólares em comércio eletrônico.
Nesses 28 anos de internet no país, muita coisa mudou.
Hoje a rede mundial está muito mais presente em nosso cotidiano e se tornou um dos principais meios de comunicação e de entretenimento do país.
A internet está presente em quase todas as nossas atividades diárias, direta ou indiretamente, por isso é essencial ter um serviço de qualidade como o da Reitec Fibra!
Gostou do conteúdo?
Confira outros assuntos abordados aqui no blog:
Redes sociais: como tudo começou
Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200
© 2023 Política de privacidade //php wp_title(); ?> //php bloginfo('name'); ?>