É essencial ter um bom roteador para fibra óptica. Para saber mais sobre esse equipamento e como escolher o ideal, continue acompanhando o artigo até o final.
A sua rede de internet impulsiona sua vida online e permite que você acesse a internet, assista vídeos e séries, trabalhe, faça videochamadas e muito mais. No centro da sua rede está o roteador para fibra óptica, que trabalha nos bastidores para manter tudo conectado.
Assim como você deve escolher o melhor plano de banda para atender suas necessidades, é essencial ter um bom roteador para fibra óptica. Para saber mais sobre esse equipamento e como escolher o ideal, continue acompanhando o artigo até o final.
Aqui vamos falar de...
Os roteadores são equipamentos que decodificam os sinais vindo dos servidores para os computadores da rede doméstica via WiFi. A diferença do roteador para fibra óptica para os demais está na frequência com que trabalham.
Enquanto os roteadores de cobre trabalham em uma frequência de 2,4 GHz, os de fibra trabalham com uma frequência de 5GHz. Isso faz com que eles sejam mais rápidos que qualquer outro tipo de roteador.
É comum a confusão entre os equipamentos, então vamos explicar cada um deles a seguir. Como falamos, o roteador encaminha pacotes de dados para cada pessoa na rede. Ele funciona como os correios, que recebem o pacote (dados) e distribui para os endereços (dispositivos conectados ao WiFi).
Já o modem é um dispositivo que converte o sinal analógico, enviado pelo cabo em sinal digital, para que possa ser entendido pelo computador e transformado na internet.
O ONT é um terminal de rede óptica, ou seja, um dispositivo específico para links de fibra óptica, onde um único link de fibra pode ser usado para enviar vários sinais, como TV, telefone, internet, etc.
Há algumas especificações do WiFi que devem ser seguidas para você aproveitar melhor o seu roteador para fibra óptica. O padrão global é conhecido como 802.11 e as letras que vem a seguir, sua versão (a, b, g, n ou ac).
A versão mais recente é a “ac”, mas os dispositivos e roteadores na versão “n” ainda são bastante relevantes e comuns.
Os dispositivos que podem usar apenas a banda de 2,4 GHz são chamados de banda única e os que aceitam tanto 2,4 GHz quanto 5 GHz são chamados de banda dupla.
A baixa frequência (2,4 GHz) possui um alcance maior, mas sofre interferência de diversos outros fatores. Já a alta frequência (5GHz) oferece mais velocidade e menos interferências, mas o alcance do sinal é menor. Com um roteador para fibra óptica banda dupla, você pode alternar entre as frequências de acordo com a sua necessidade.
Há outra classificação dentro do padrão WiFi que pode influenciar no desempenho da internet que você receberá: um número que é a combinação de velocidades de ambas as bandas. Em um roteador AC1200, por exemplo, terá uma banda 2,4 GHz com velocidade máxima de 300 Mbps e uma banda de 5 GHz com uma velocidade máxima de 867 Mbps.
Isso significa que, se seu plano de internet é de 50 Mbps, não faz sentido comprar um roteador desse nível, já que o máximo que você vai conseguir aproveitar é o limite do pacote adquirido. E isso não significa que você terá uma má qualidade de internet. Dependendo da quantidade de usuários conectados e do uso de cada um, pode ser o necessário. Falamos mais sobre o tamanho do pacote de internet ideal aqui.
Se você mora no Distrito Federal, venha para a Reitec Fibra! Além de disponibilizarmos um roteador para fibra óptica de muita qualidade, ainda podemos oferecer equipamentos adicionais, como o roteador com tecnologia Mesh.
Entre em contato conosco e veja qual o melhor plano para sua empresa ou família.
Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200
© 2024 Política de privacidade //php wp_title(); ?> //php bloginfo('name'); ?>