🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Provedor de internet: como funciona e o que ele faz?

17 mar 2022 Bruna Rocha

Saiba como funciona um provedor de internet, sua origem e outras curiosidades acompanhando o texto a seguir.

Provedor de internet: como funciona e o que ele faz?

Um provedor de internet é peça fundamental para que a internet chegue até os usuários. Ele é responsável por mediar a conexão com a rede mundial de computadores, além de garantir a manutenção e a estabilidade da rede. 

Saiba como funciona um provedor de internet, sua origem e outras curiosidades acompanhando o texto a seguir. 

Como funciona um provedor de internet

Um provedor de internet consiste em um serviço online administrado por uma empresa que fornece acesso à internet. Nos anos 1990, quando a internet ainda era discada, um modem fazia a ligação para o provedor, que executava a autenticação do usuário e fornecia protocolos essenciais para uso do serviço. 

Hoje, mais funcionalidades foram atribuídas ao provedor de internet, como mecanismos de busca, a hospedagem em sites, o armazenamento na nuvem, os servidores de e-mails, entre outros. 

No geral, o provedor de internet cobra dos clientes um valor para fornecer conexão à internet, de acordo com a largura da banda. Assim, quanto maior for a banda, maior é sua velocidade. Saiba calcular a quantidade de banda que você precisa aqui. 

Existem alguns tipos de provedores que se diferenciam em suas respectivas características: 

  • Provedores de acesso à internet: é uma espécie de intermediador de serviços e seu papel é permitir que usuários acessem a internet mediante planos e pacotes, assim como a Reitec Fibra. 
  • Provedores de hospedagem de internet: são empresas que prestam serviços de armazenamento de dados em servidores remotos e oferecem serviços de hospedagem de sites e blogs. Eles conseguem oferecer plataformas prontas, passíveis de edição aberta, como WordPress (sites e blogs) e o YouTube (vídeos).  

 

Servidor vs provedor de internet

Há diferenças entre um servidor de internet e um provedor de internet, apesar de muitos confundirem. Como já explicamos, o provedor oferece serviços de acesso à internet, também servindo para hospedar sites e blogs. Na prática, ele tem como função permitir e tornar fácil o acesso à web. 

Já o servidor pode ser caracterizado como um software ou como parte fundamental de um sistema computacional. Ou seja, é uma máquina, que não precisa ser um computador, mas que tem capacidades diversas de processamento, monitoramento, controle e armazenamento de dados. 

Muito utilizado por empresas, o servidor controla e monitora todas as informações que circulam para dentro e fora de um empreendimento por meio da internet. Ou seja, tudo o que o colaborador acessa pode ser rastreado e monitorado. Além do mais, o servidor pode armazenar dados, entre outras funções.

mitos e verdades sobre a fibra óptica

Crescimento de provedores regionais

Os provedores regionais oferecem internet de qualidade para a região em que estão sediados. Apesar de oferecerem o mesmo serviço que as grandes operadoras, há benefícios em contratar sua internet de um provedor de internet regional. 

Aqui na Reitec Fibra, oferecemos o melhor serviço e qualidade de fibra óptica para o Distrito Federal. Confira algumas das vantagens de contratar com a gente: 

Atendimento ao cliente e suporte

Diferente dos provedores grandes, em que o atendimento é feito por robô ou por atendentes que resolvem os problemas acompanhando um script, aqui na Reitec nós temos um atendimento humanizado. 

São nossos colaboradores e técnicos que estão do outro lado da linha, prontos para resolver qualquer problema. Se for preciso, agendamos uma visita técnica para que seu problema seja resolvido o mais rápido possível. 

Quantidade de banda

Muitos provedores oferecem planos de banda de 100 megas, por exemplo, mas só oferecem essa velocidade para download. O upload é bem menor, às vezes 10 ou 20% do pacote contratado. 

Então, quando você vai subir arquivos maiores, fazer videoconferências ou jogar videogame, atividades que dependem de uma boa velocidade de upload, tem problemas de conexão. 

Aqui, as velocidades de download e upload são iguais. Dessa forma, você consegue aproveitar uma internet de qualidade em todos os seus usos. 

Transparência

Com provedores regionais, não há letras miúdas, preços que mudam depois de alguns meses, nem empurramos combos ou pacotes que você não quer e não vai usar. Transparência é um dos nossos principais valores. 

Confira o combate entre provedores regionais e grandes provedores de internet no vídeo a seguir

 

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design