🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Porque a internet cai quando chove? Entenda as causas e o que fazer

13 jan 2022 Bruna Rocha

Porque a internet cai quando chove? O tipo de internet influencia? Qual a solução para esse problema? Respondemos essas e outras perguntas neste post, confira!

Porque a internet cai quando chove? Entenda as causas e o que fazer

O clima de chuva é perfeito para assistir um filme ou série debaixo das cobertas, jogar seu videogame preferido ou curtir as redes sociais. O problema começa quando a internet cai quando chove e você não consegue aproveitar as atividades dentro de casa. 

Será que existe uma relação entre o clima e as quedas da internet? Porque a internet cai quando chove? O tipo de internet influencia? Qual pode ser a solução para esse problema? Respondemos essas e outras perguntas neste post, confira! 

Porque a internet cai quando chove?

Alguns fatores podem explicar porque a internet cai quando chove. Descargas elétricas, umidade e outros fatores ligados à chuva provocam interferência na conexão, afetando a emissão e recepção da internet e tornando sua experiência de navegação instável e falha. 

A razão é simples: a onda é propagada pelo ar e está sujeita à influência das condições climáticas e “obstáculos” como as chuvas. Geralmente, não há muito o que fazer além de esperar o tempo mudar e planejar os acessos prevendo a instabilidade do clima. 

Uma saída é alterar o seu tipo de internet para uma opção que sofre menos interferências externas. Falaremos mais dessa possibilidade a seguir. Banda larga

O tipo de internet interfere a eficiência em um dia chuvoso?

Diferente do que algumas pessoas pensam, existem vários tipos diferentes de internet e entender qual é a sua pode te ajudar a entender porque sua internet cai quando chove. 

A conexão via rádio serve como uma alternativa para lugares em que a banda larga cabeada não chega. A via cabo, por sua vez, faz uso de cabos coaxiais, também conhecidos como cabos de cobre, e é a mesma usada para fornecer serviços de TV por assinatura. 

Já a fibra óptica tem conexão mais rápida e estável, contando com condução de dados convertidos em luz. Clique aqui para conhecer por dentro dos cabos de fibra óptica. O tipo de internet que você utiliza pode explicar porque sua internet cai quando chove. 

A conexão via rádio é a mais suscetível a interferências externas, seguida pelos cabos coaxiais. A chuva, a umidade do ar e nuvens carregadas podem criar obstáculos para a troca de dados, interferindo na sua conexão. Dos três tipos de internet, a fibra óptica é a que menos sofre interferência da chuva, pois seus cabos possuem mais revestimento. 

A internet pode ficar lenta com as tempestades?

Como vimos, as chuvas não representam tantos problemas em conexões cabeadas quando via rádio. Ainda assim, tempestades intensas ou chuvas por grandes períodos de tempo podem representar problemas à infraestrutura do cabeamento. 

Nesses casos, a melhor opção é entrar em contato com seu provedor de internet e investigar se a sua infraestrutura foi danificada durante a tempestade.

roteador

O que fazer quando sua internet cai quando chove?

Como falamos anteriormente, se sua internet cai quando chove e os problemas são frequentes, vale cobrar do provedor de internet a garantia de que sua infraestrutura passa por manutenção periódica para atingir a melhor performance possível. 

É interessante solicitar que as instalações sejam inspecionadas por especialistas em busca de focos de desgaste. As danificações podem estar na sua casa ou no percurso que os cabos percorrem até a sua residência. Em qualquer um dos casos, cabe ao provedor verificar e corrigir os problemas.

Se sua conexão é via rádio, não há muito o que fazer. Se esse é o seu caso, ou se você possui muitos problemas de conexão com um serviço via cabo de cobre, principalmente em dias chuvosos, o ideal é trocar a sua internet pela fibra óptica. 

Além de sofrer menos interferências, a fibra óptica tem mais qualidade, mais velocidade e melhor custo-benefício. Se você mora no Distrito Federal, venha para a Reitec Fibra, a melhor fibra óptica da região!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design