Por que compartilhar sua internet pode ser perigoso?

16 abr 2020 Bruna Rocha

Compartilhar a internet com um vizinho pode parecer um bom negócio. Porém, há diversos problemas que pode tornar o acordo muito perigoso. 

Por que compartilhar sua internet pode ser perigoso?

Quando um vizinho ou conhecido pede para compartilhar a internet com você e dividir a conta, pode parecer um bom negócio. O roteador leva sinal para as duas casas e vocês ainda dividem a conta no final do mês. Porém, há diversos problemas relacionados a esse acordo, que pode se tornar muito perigoso. 

Você sabia que a internet da sua casa tem um número de identidade? Esse número é chamado de IP e é para uso exclusivo do seu endereço. Ao compartilhar sua internet, você está deixando que outras pessoas utilizem o seu IP. Isso significa que todas as atividades realizadas nesse endereço estão relacionadas a você. 

Confira o nosso post para entender um pouco melhor como funciona o IP e porque você deve mantê-lo apenas para você e seus familiares. 

Entendendo mais sobre o IP

O termo IP vem de Internet Protocol (Protocolo de Internet) e é usado, entre outras coisas, como número de identificação de um dispositivo conectado à internet. Basicamente, ele é o CPF do seu computador, celular, tablet, smart tv, console de videogame e etc. 

Esse número está vinculado aos seus dados pessoais e ao seu endereço e está escrito no seu contrato com o provedor de internet. Isso significa que, ao dividir a internet com o seu vizinho, de cara você já está infringindo o contrato com o provedor. Mas esse nem é o maior dos problemas. 

Redução de velocidade da internet

Esse problema interfere diretamente na velocidade e na qualidade da internet que você usa. Quando compartilhamos o wifi, devemos lembrar que quanto mais dispositivos estiverem conectados, menos velocidade você vai ter em cada dispositivo. 

Vamos exemplificar: ao contratar o seu pacote de internet, você leu nosso post sobre como calcular a quantidade de internet e chegou a conclusão que vocês utilizam quatro celulares, dois computadores e uma smart tv, dando um total de sete dispositivos. 

Ao emprestar a senha para o vizinho, ele irá conectar em três celulares, dois computadores e um video game. O que significa que ele irá usufruir de metade da sua internet, ou até mais, dependendo das atividades que cada um faz online. 

Com isso, você pode achar que a lentidão da sua internet está sendo gerada por algum problema no servidor ou no caminho para a sua casa, quando na verdade o seu pacote não suporta a quantidade de dispositivos ligados ao mesmo tempo. Isso interfere principalmente para quem usa a internet para jogar online ou assistir filmes e séries online. 

Crimes cibernéticos

Quem garante que o seu vizinho não vai praticar um crime cibernético? Se ele realizar uma fraude bancária ou transmitir arquivos de pedofilia pela sua rede, a primeira pessoa a ser investigada é você. 

Basta acompanhar as notícias para saber que esse tipo de crime cresce a cada dia e acontecem em todo o lugar. Se alguém cometer um crime utilizando o seu sinal de internet, você não só será investigado como terá que responder por isso. Uma vez que o IP que ele usou estava registrado em seu nome. 

Como manter sua internet segura?

O primeiro e mais importante passo é escolher uma senha forte e não compartilhá-la com ninguém, além das pessoas da sua casa. Para escolher uma senha forte, ela precisa ter mais de oito caracteres e mesclar letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. 

Ao compartilhar a senha com amigos ou colaboradores, no caso de empresas, também é preciso ter cuidado. O gestor deve aconselhar seus colaboradores a não compartilharem as senhas com visitantes que não façam parte do quadro de funcionários. Trocar a senha de tempos em tempos também pode ser uma forma de impedir que muitas pessoas tenham acesso à rede. 

Por isso, ao contratar um pacote, coloque uma senha que só você e sua família saibam. E atenção: jamais compartilhe o sinal de internet com seus vizinhos, mesmo que eles queiram pagar por isso.  

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design