🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

O avanço da internet e um planeta mais conectado

23 abr 2020 Bruna Rocha

Com o avanço do coronavírus e a necessidade de permanecer em isolamento social, o número de pessoas conectadas à internet aumentou no mundo todo.

O avanço da internet e um planeta mais conectado

Com o avanço do coronavírus e a necessidade de permanecer em isolamento social, estamos cada vez mais conectados virtualmente. Empresas estão aderindo ao trabalho remoto e unindo seus colaboradores por meio de videoconferências. Famílias estão utilizando a internet para realizar almoços e festas de aniversário virtualmente. 

Com isso, alguns dados que demorariam mais alguns anos para acontecerem, estão se adiantando. Já somos mais de 4,4 bilhões de usuários em todo o mundo, quase 60% da população mundial. E o mais impressionante é que toda essa transformação aconteceu em 25 anos! Em 1995, apenas 1% da população mundial tinha conexão com internet. 

No Brasil, 70% da população está conectada, ultrapassando os 126 milhões de usuários. Reunimos alguns dados e curiosidades sobre a internet que mostram como o mundo está cada vez mais conectado. Confira!

Internet para todas as classes

Esse dado de 70% da população conectada é uma média de todo o país, mas ele varia de acordo com a região. Em áreas urbanas, a conexão é um pouco maior que a média, chegando a 74%. Já na zona rural, pela primeira vez, metade dos brasileiros estão conectados (49%). 

Também pela primeira vez, metade da camada mais pobre do Brasil está oficialmente na rede: 48% da população nas classes D e E. Outro dado interessante é do total de domicílios com acesso a essa tecnologia: 46,5 milhões, 67% do total.

Mudança de hábitos

Além da expansão da internet, há mudanças também na maneira como usamos os recursos digitais. Por exemplo, no Brasil, 48% dos usuários  já adquiriu algum tipo de serviço online, como aplicativos de carro, serviços de streaming de música e filmes ou pedido de comida. E esse número tende a aumentar cada vez mais. 

Para se ter uma noção, os usuários gastam, em média, 80% do tempo online em dispositivos móveis com aplicativos e apenas 11% em sites. E as redes sociais reinam entre os mais acessados. Facebook e Instagram já passam da casa dos bilhões de usuários e as pessoas tendem a gastar uma média de 2 horas e 15 minutos por dia em redes sociais. 

O que também vem aumentando bastante são as compras por meio de e-commerce e outras plataformas de venda online. Estima-se que até 2025, as compras online cheguem a 100 bilhões de dólares. 

Hoje, uma a cada quatro pessoas faz compras online pelo menos uma vez por semana. Os consumidores estão confiando na internet cada vez mais e 71% deles acreditam que conseguirão um melhor negócio online do que nas lojas. 

Tamanho da internet

Como o aumento de usuários reflete na quantidade de dados e operações transmitidas? Você tem noção do que são mais de 4 bilhões de pessoas utilizando a internet? Trouxemos alguns números para você entender a imensidão da população mundial online: 

  • O primeiro site foi publicado no dia 6 de agosto de 1991 e, em janeiro de 2020, já haviam mais de 1,74 bilhão de sites na internet. 
  • O Google processa mais de 7 bilhões de consultas por dia em todo o mundo, chegando até a 10 bilhões em alguns dias e 15% dessas consultas nunca foram pesquisadas no Google antes.
  • 56% de todo o tráfego da internet vem de uma fonte automatizada, como ferramentas de hackers, raspadores e spammers, imitadores e bots, ou seja, trabalho feito por robôs! 
  • Mais pessoas acessam a internet de um dispositivo móvel do que em um computador desktop. No Brasil, o percentual de pessoas que acessam a internet apenas pelo celular é de 56%.
  • Mais de 5,7 milhões de posts são publicados em blogs diariamente. Só nos Estados Unidos existem 1,7 milhão de proprietários de blog. 
  • Os sites na primeira página de resultados de pesquisa do Google têm uma velocidade média de carregamento de menos de 2000 milissegundos. 

Redes sociais, aplicativos e e-commerces estão mudando a forma como utilizamos a internet e nos conectamos. Em 25 anos alteramos nossa forma de se comunicar, trabalhar, comprar e de se entreter. O que será que mudará nos próximos anos? 

 

Fontes:

100 fatos e estatísticas da internet que você precisa saber

O uso da internet no Brasil cresce e 70% da população está conectada

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design