Conheça 7 objetos que utilizam a Internet das Coisas que estão presentes no seu dia a dia e que você talvez não saiba!
A Internet das Coisas (IoT), criada em 1999 pelo britânico Kevin Ashton, é composta por uma rede de objetos físicos que possuem sensores e uma conexão com rede, sendo assim capazes de coletar e transmitir dados.
Essa conexão entre o mundo físico e a internet era inimaginável nas décadas anteriores, mas hoje está mais presente no nosso cotidiano do que podemos perceber!
Pensando nisso, separamos 7 objetos que utilizam a Internet das Coisas que estão presentes no seu dia a dia e que você talvez não saiba!
Aqui vamos falar de...
Uma das aplicações da Internet das Coisas mais comum na nossa rotina é a Smart Tv.
Agora, além de transmitir os canais abertos e fechados, as televisões permitem acessar fotos e vídeos de outros aparelhos, como smartphones, computadores e tablets, conectar a serviços de streaming, alugar filmes, entre outras funcionalidades.
Tudo isso ao conectar o Wi-Fi ou o cabo de rede!
Outro equipamento que ganhou muito mais funcionalidades com a Internet das Coisas foi o relógio.
Conhecidos como Smartwatch, as versões conectadas à internet permitem monitorar atividades físicas em tempo real, com batimentos cardíacos, atender chamadas, enviar mensagens, utilizar GPS, receber notificações, entre outros.
Esse é um ótimo exemplo de como, cada vez mais, estamos conseguindo receber notificações e enviar pedidos na palma da mão – ou do pulso!
Os relógios inteligentes também permitem controlar outros acessórios da casa inteligente, como luzes, fechaduras e assistentes virtuais.
Os sistemas de pagamento também entraram na lista de tecnologias que foram melhoradas com a Internet das Coisas.
Há maquininhas de cartão no mercado que usam da internet para realizar as transações.
Além disso, os sistemas de pagamento via smartphone ou smartwatch também existem graças à IoT.
Cada vez mais populares, os aplicativos de saúde estão usando a tecnologia para monitorar alguns sintomas, como batimentos cardíacos ou nível de açúcar no sangue.
Assim, pacientes podem acompanhar os números por um aplicativo no celular ou enviar dados para seu médico ou algum parente fazer esse controle.
Também há opções para melhorar a saúde e o bem estar, como a garrafa de água conectada ao aplicativo que te ajuda a manter a quantidade mínima do dia e a escova de dente que encontra pontos que precisam de mais escovação.
Também muito comum no dia a dia de quem mora em casas e condomínios, os aplicativos de segurança permitem receber em tempo real informações das câmeras instaladas na residência ou de sensores de movimento.
Wearables são dispositivos inteligentes que você pode “vestir” e que contém sensores e outras tecnologias para te ajudar em tarefas rotineiras.
Além dos relógios que já citamos, temos outras opções de wearables voltados para uma vida mais saudável, como:
Se você usa aplicativos de obtenção ou troca de informações de trânsito, como o Waze, que permite que seus usuários forneçam informações de estradas, ruas e avenidas em tempo real, você também está fazendo uso da Internet das Coisas!
Até as viagens de ônibus já estão sendo monitoradas e muitas cidades ao redor do Brasil já possuem seus aplicativos para que o usuário acompanhe o deslocamento dos ônibus e seus horários.
Gostou das dicas?
Quais dessas tecnologias você utiliza na sua rotina?
Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200
© 2024 Política de privacidade //php wp_title(); ?> //php bloginfo('name'); ?>