🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Equipamentos mais antigos podem não conseguir utilizar todo o potencial da sua internet

04 jun 2020 Bruna Rocha

A tecnologia de conexão de internet não para de evoluir e os seus equipamentos precisam acompanhar as novas tecnologias de banda larga. 

Equipamentos mais antigos podem não conseguir utilizar todo o potencial da sua internet

A tecnologia de conexão de internet não para de evoluir e as velocidades de acesso estão cada vez maiores. Com mais velocidade, é possível assistir vídeos, jogar online, baixar arquivos pesados e guardar todos os seus documentos na nuvem. Mas atenção: os seus equipamentos precisam acompanhar as novas tecnologias de banda larga. 

A velocidade da internet é fundamental para se ter uma boa experiência e diversos fatores podem interferir neste aspecto. Nesse artigo, vamos abordar a necessidade de manter os seus equipamentos atualizados e alguns outros fatores que podem interferir na qualidade da sua internet. 

Equipamentos antigos funcionam como funil 

Algo que pode diminuir a velocidade da internet, assim como a capacidade de segurança, são os equipamentos ultrapassados. Isso ocorre porque as configurações de segurança desses itens mais antigos podem afetar a conexão. 

Isso faz com que o pacote de banda que você contratou seja maior do que a internet que seus equipamentos suportam. Esses aparelhos mais velhos funcionam como um funil, transformando a sua banda larga em banda fina. 

Vale lembrar que quando falamos antigo, pode ser somente três a cinco anos atrás. A tecnologia avança rapidamente e trabalhar com aparelhos obsoletos certamente ocasionará falhas, lentidão e quedas de conexão. 

Tipos de equipamentos que podem interferir

A redução da banda de internet pode acontecer nas duas pontas da transmissão, tanto no roteador quanto no equipamento final, seja um celular, um computador, videogame ou qualquer outro aparelho que demande internet. Confira nos exemplos, como eles podem reduzir sua internet: 

Roteador

Você contratou uma internet de 100 mega, mas seu roteador é velho e só consegue transmitir 20 mega. Com isso, você estará desperdiçando 80% do seu plano e terá que dividir esses 20 mega com todos os aparelhos da casa, tornando a velocidade lenta e insatisfatória.

Celulares, computadores e outras máquinas antigas

Também não adianta ter um super roteador se seus outros aparelhos estão desatualizados. Eles vão funcionar como um funil e captar apenas uma parte da banda que sai do seu roteador. 

Equipamentos muito carregados ou com vírus

Muitos usuários têm o costume de realizar downloads de arquivos. Porém, muitos podem estar corrompidos com algum software nocivo, o que provoca lentidão na conexão à internet, além de prejudicar o computador. 

Por conta disso, é muito importante ativar a proteção em tempo real e atualizar constantemente o seu anti vírus. Também é fundamental fazer varreduras periódicas de vírus, a fim de que as infecções sejam detectadas e combatidas o mais rápido possível. 

Recursos do computador

Aplicações em java, flash ou até outras linguagens requerem recursos tanto para manter o sistema em pleno funcionamento, o que chamamos de base, quanto para realizar a aplicação web.

Sendo assim, opte por navegadores mais leves e instale apenas plugins ou extensões exigidas. Quando não for mais usá-las, remova-as do computador. Ao serem abertos com suas extensões, acabam ficando disponíveis em segundo plano e consumindo recursos. 

Muitas vezes, você acha que a internet ficou mais lenta, quando na verdade é o seu computador que não está sendo capaz de alocar recursos para realizar as atividades designadas. 

Pesquise a compatibilidade dos equipamentos

Na dúvida, pesquise na internet se seus aparelhos são compatíveis com a velocidade do seu plano. Assim, é possível saber qual a banda larga que ele suporta e se está apto para captar toda a internet do seu plano. 

Caso não seja possível trocar de aparelho, mantenha seus equipamentos limpos, livres de vírus e o mais leve possível, sem muitos aplicativos e extensões instaladas sem necessidade. 

Equipamento antigo tem limite de velocidade – e de idade! Verifique se já está na hora de atualizar seus aparelhos e aproveite toda a velocidade da sua internet. 

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design