🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Intranet e extranet? Você sabe a diferença e as vantagens de cada um?

25 ago 2022 Bruna Rocha

Intranet e extranet são soluções que podem auxiliar um negócio a transmitir dados e informações de forma mais segura. Conheça mais sobre cada um aqui!

Intranet e extranet? Você sabe a diferença e as vantagens de cada um?

Entender as diferenças entre internet, intranet e extranet podem te ajudar a escolher a melhor opção para sua empresa. 

Intranet e extranet são soluções que podem auxiliar um negócio a transmitir dados e informações de forma mais segura, apenas entre pessoas autorizadas. 

Continue acompanhando para entender as diferenças e vantagens entre intranet e extranet, e o que a internet tem a ver com isso! 

Antes de tudo, precisamos explicar o que é a internet

Antes de falarmos sobre intranet e extranet, precisamos explicar o conceito de internet. 

A internet, também conhecida como rede mundial de computadores, é composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. 

Essa conexão permite que computadores e outros dispositivos, como televisões, tablets, assistentes pessoais e até aspiradores de pó, troquem dados entre si. 

Essa troca de dados te permite enviar mensagens nas redes sociais, armazenar documentos em rede, participar de fóruns, usar sistemas de gerenciamento e outros serviços. 

É a internet que possibilita que esse texto possa ser lido em qualquer local do mundo, uma vez que ele está disponível de forma irrestrita na rede mundial de computadores.

Wi Fi

O que é a Intranet?

A intranet também é uma rede de computadores que disponibiliza um conjunto de serviços como a internet. 

A diferença é que a intranet é restrita a um local físico, ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva. 

As intranets são usadas por órgãos públicos, empresas privadas e outros tipos de organizações que precisam de uma rede de computadores similar à internet para manter seus serviços. 

Geralmente ela é utilizada para comunicação interna da equipe de uma corporação, facilitando a comunicação e proporcionando maior agilidade nos processos e na interação entre os funcionários. 

Ela permite que a troca de dados e arquivos ocorra apenas entre quem possui acesso à essa intranet específica, tornando o acesso muito mais seguro e confidencial. 

A intranet pode funcionar conectada à internet ou não. 

É normal que empresas permitam acesso à internet pelos computadores da intranet, mas protegem os serviços da intranet, para que não sejam acessados por terceiros na internet. 

Internet para empresas

O que é a Extranet?

Já a extranet funciona como uma extensão da intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da intranet. 

Em outras palavras, é uma rede de computadores constituída pela interligação de duas ou mais intranets. 

Assim, quando funcionários, parceiros ou fornecedores precisam acessar alguns serviços da intranet, quando estão fora da empresa, eles podem acessar através da extranet. 

Por questões de segurança, a empresa pode disponibilizar apenas alguns serviços via extranet, como e-mail ou pasta de arquivos, enquanto algumas ficam permitidas apenas na intranet, como o sistema de ponto eletrônico. 

Para acessar a extranet, é necessário um login com usuário e senha, ou uma rede privada virtual (VPN), que cria uma conexão segura no dispositivo fora da intranet. 

Diferenças entre internet, intranet e extranet

Vamos destacar as principais diferenças entre internet, intranet e extranet. 

A internet é a rede mundial de computadores, é pública e pode ser acessada por todos, bastando ter um aparelho conectado à internet. 

A intranet é de uso restrito, já que apenas pessoas autorizadas terão as credenciais para acessá-la. 

Por fim, a extranet possui o mesmo modelo da intranet, mas pode ser estendida para permitir acesso de usuários externos de uma organização via internet. 

Em relação à segurança, a internet está sujeita a um maior número de riscos, por meio de vírus, espionagem e coleta de dados, por exemplo. 

Confira 5 erros que podem te levar a golpes

Já na intranet, esses riscos são reduzidos, pois se trata de uma rede fechada, de uso interno. 

Podemos perceber que a maior diferença entre elas está na restrição do acesso e na segurança. 

São esses dois fatores que vão ajudar a definir a melhor opção. 

Quer saber mais sobre intranet e extranet, assim como outras dicas e curiosidades sobre a internet, confira nosso canal do YouTube!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design