O Dia da Internet Segura, ou Safer Internet Day, é uma iniciativa anual que tem o objetivo de mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da internet.
O Dia da Internet Segura, ou Safer Internet Day, é uma iniciativa anual que tem o objetivo de mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da internet.
Criado pela Rede Insafe na Europa, a data reúne atualmente mais de 140 países e cria ações que podem acontecer entre janeiro e fevereiro. Este ano a data está sendo comemorada no dia 9 de fevereiro.
Para ajudar a criar um ambiente mais seguro, ético e responsável, reunimos 6 dicas para você colocar em prática e transformar a internet em um ambiente protegido para você e sua família. Confira!
Aqui vamos falar de...
Você já ouviu falar em phishing? Essa é uma estratégia muito usada na propagação de vírus e usa do disparo de spam para abordar as vítimas fazendo com que suas contas de redes sociais sejam infectadas e usadas para espalhar o golpe.
Fique atento aos e-mails que parecem ser de bancos ou instituições seguras e solicitam troca de senha, alertam sobre tentativas de fraude à conta ou oferecem algum serviço gratuito, por exemplo.
Por isso, sempre confira o endereço do remetente e veja se a comunicação contém anexos com a extensão .exe, que geralmente carregam vírus. Se desconfiar de algum email, não abra e entre em contato com a instituição por outro meio, por telefone, por exemplo, para conferir se o e-mail é verdadeiro.
O WhatsApp também está sendo muito usado para phishing e outros golpes online. A técnica é a mesma, o que muda são as temáticas usadas para atrair as vítimas. A recomendação geral é a de que nenhuma empresa realiza campanha pela internet que obrigue os participantes a compartilhar contatos ou enviar a promoção para amigos.
Para evitar cair em golpes, não clique em links desconhecidos recebidos pelo WhatsApp ou outros aplicativos de troca de mensagem. É preciso redobrar a atenção ao informar os dados de login de redes sociais e contas em lojas de aplicativos, pois os golpistas criam páginas idênticas às originais, para enganar o usuários e roubar os dados de acesso.
A supervisão dos pais e responsáveis é indispensável para garantir uma navegação segura para crianças e adolescentes. Esse controle pode ser feito tanto nos dispositivos, como computadores, celulares e até videogames, quanto nas plataformas de streaming.
Já publicamos sobre controle parental e dicas para manter uma internet segura para seus filhos aqui no blog.
Criar uma senha forte dificulta a ação dos invasores e deixa todas as suas contas mais seguras. Para isso, adote uma senha diferente para cada conta de e-mail e rede social que você visita regularmente.
Há algumas dicas que você pode seguir para garantir uma senha forte e segura:
Outra opção é incluir a autenticação em dois fatores. Esse recurso obriga que você insira um código gerado aleatoriamente ao realizar o login, geralmente enviado por sms ou e-mail. Isso impede que pessoas não autorizadas que saibam a senha consigam se conectar com sucesso nesses serviços.
Quando os sistemas operacionais são atualizados, os desenvolvedores fortalecem e melhoram o sistema. Utilizar um sistema operacional expirado pode deixar seus dispositivos e contas vulneráveis, com falhas que podem ser exploradas por hackers ou algum tipo de praga virtual.
O mesmo vale para os antivírus. Escolha um bom programa que possa manter seu computador, celular e outros dispositivos seguros e atualize sempre que surgir uma nova versão.
Essa dica é essencial para você que acessa o banco e realiza compras via internet. Há algumas medidas que você deve tomar:
Gostou das dicas? Esperamos que você possa aproveitar ao máximo uma internet segura, livre de golpes e problemas.
Se deseja uma internet ainda mais rápida, conte com a Fibra Óptica da Reitec.
Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200
© 2023 Política de privacidade //php wp_title(); ?> //php bloginfo('name'); ?>