🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Dia da Internet Segura: confira 6 dicas para navegar com segurança

08 fev 2021 Bruna Rocha

O Dia da Internet Segura, ou Safer Internet Day, é uma iniciativa anual que tem o objetivo de mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da internet.

Dia da Internet Segura: confira 6 dicas para navegar com segurança

O Dia da Internet Segura, ou Safer Internet Day, é uma iniciativa anual que tem o objetivo de mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da internet.

Criado pela Rede Insafe na Europa, a data reúne atualmente mais de 140 países e cria ações que podem acontecer entre janeiro e fevereiro. Este ano a data está sendo comemorada no dia 9 de fevereiro. 

Para ajudar a criar um ambiente mais seguro, ético e responsável, reunimos 6 dicas para você colocar em prática e transformar a internet em um ambiente protegido para você e sua família. Confira! 

6 dicas para uma internet segura

1. Não clique em e-mails suspeitos

Você já ouviu falar em phishing? Essa é uma estratégia muito usada na propagação de vírus e usa do disparo de spam para abordar as vítimas fazendo com que suas contas de redes sociais sejam infectadas e usadas para espalhar o golpe. 

Fique atento aos e-mails que parecem ser de bancos ou instituições seguras e solicitam troca de senha, alertam sobre tentativas de fraude à conta ou oferecem algum serviço gratuito, por exemplo. 

Por isso, sempre confira o endereço do remetente e veja se a comunicação contém anexos com a extensão .exe, que geralmente carregam vírus. Se desconfiar de algum email, não abra e entre em contato com a instituição por outro meio, por telefone, por exemplo, para conferir se o e-mail é verdadeiro. 

2. Cuidado com golpes no WhatsApp

O WhatsApp também está sendo muito usado para phishing e outros golpes online. A técnica é a mesma, o que muda são as temáticas usadas para atrair as vítimas. A recomendação geral é a de que nenhuma empresa realiza campanha pela internet que obrigue os participantes a compartilhar contatos ou enviar a promoção para amigos.

Para evitar cair em golpes, não clique em links desconhecidos recebidos pelo WhatsApp ou outros aplicativos de troca de mensagem. É preciso redobrar a atenção ao informar os dados de login de redes sociais e contas em lojas de aplicativos, pois os golpistas criam páginas idênticas às originais, para enganar o usuários e roubar os dados de acesso.

3. Ative o controle parental para crianças

A supervisão dos pais e responsáveis é indispensável para garantir uma navegação segura para crianças e adolescentes. Esse controle pode ser feito tanto nos dispositivos, como computadores, celulares e até videogames, quanto nas plataformas de streaming. 

Já publicamos sobre controle parental e dicas para manter uma internet segura para seus filhos aqui no blog. 

4. Reforce suas senhas

Criar uma senha forte dificulta a ação dos invasores e deixa todas as suas contas mais seguras. Para isso, adote uma senha diferente para cada conta de e-mail e rede social que você visita regularmente. 

Há algumas dicas que você pode seguir para garantir uma senha forte e segura:

  • Use, no mínimo, oito caracteres;
  • Utilize números aleatórios e caracteres especiais;
  • Evite palavras comuns ou sequências numéricas como 12345;
  • Evite datas e informações que sejam fáceis de alguém acessar;
  • Caso queira utilizar dados para facilitar a memorização, misture letras com caracteres especiais, ou seja, ao invés de usar “senha123” use “senh@!23”. 

Outra opção é incluir a autenticação em dois fatores. Esse recurso obriga que você insira um código gerado aleatoriamente ao realizar o login, geralmente enviado por sms ou e-mail. Isso impede que pessoas não autorizadas que saibam a senha consigam se conectar com sucesso nesses serviços.

5. Mantenha sistema operacional e antivírus atualizados

Quando os sistemas operacionais são atualizados, os desenvolvedores fortalecem e melhoram o sistema. Utilizar um sistema operacional expirado pode deixar seus dispositivos e contas vulneráveis, com falhas que podem ser exploradas por hackers ou algum tipo de praga virtual. 

O mesmo vale para os antivírus. Escolha um bom programa que possa manter seu computador, celular e outros dispositivos seguros e atualize sempre que surgir uma nova versão. 

6. Cuidado com os dados que você compartilha

Essa dica é essencial para você que acessa o banco e realiza compras via internet. Há algumas medidas que você deve tomar:

  • Só informe dados pessoais a sites conhecidos e que você tem certeza que são seguros;
  • Evite acessar o internet banking usando redes de acesso à internet públicas;
  • Desconfie de preços de produto ou promoções muito abaixo do mercado;
  • Verifique se site de compras indica o CNPJ da empresa. Uma consulta na receita federal pode indicar se existe uma empresa registrada e ativa nesse CNPJ;
  • Em transações que envolvem o uso do cartão de crédito, o endereço do site dever ser acessado usando o protocolo “https”. 

Gostou das dicas? Esperamos que você possa aproveitar ao máximo uma internet segura, livre de golpes e problemas. 

Se deseja uma internet ainda mais rápida, conte com a Fibra Óptica da Reitec.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design