Controle parental: como manter uma internet mais segura para seus filhos

17 dez 2020 Bruna Rocha

Reunimos as principais dicas de controle parental para você tornar a internet mais saudável e segura para as crianças. Confira! 

Controle parental: como manter uma internet mais segura para seus filhos

As crianças estão usando a internet em dispositivos móveis cada vez mais cedo. Mesmo assistindo a filmes e conteúdo infantil, é necessário realizar o controle parental, que nada mais são do que mecanismos de segurança para limitar o tipo de conteúdo que eles terão acesso. 

Reunimos as principais maneiras de fazer esse controle nos seus dispositivos e plataformas para você tornar o uso dos seus filhos mais saudável e seguro. Confira! 

Controle parental: Dispositivos

Controle de buscas

Nos sites de pesquisa, você pode configurar filtros com base na classificação etária dos conteúdos e liberá-los de acordo com a idade dos seus filhos. No Google, você pode fazer esse controle na área SafeSearch, que fica nas configurações do site. 

O Google também criou um software, em parceria com equipes de engenheiros no Brasil e nos Estados Unidos, para pais que querem gerenciar remotamente o material que roda no aparelho da criançada.

O Family Link permite gerenciar e aprovar download de aplicativos; monitorar horários, com relatórios dos apps mais utilizados e definição de limites diários de uso; e definição de horários para o dispositivo “dormir”, com bloqueios dos dispositivos durante esses intervalos. 

Computadores e smartphones

No Windows, é possível criar uma conta específica para a criança, aplicando nela controles de navegação, limite e bloqueio de aplicativos e jogos e definição do tempo de uso. 

No Mac, também é possível restringir apenas um perfil, controlando quais aplicativos podem ser usados, horários para uso do dispositivo e até mesmo restrições a linguagem explícita no dicionário. 

Nos telefones Android e iOS, também é possível fazer restrições aos conteúdos e aplicativos disponíveis para crianças, assim como desabilitar compras nas lojas de aplicativos. 

Videogames

Com conexões com a internet e jogos que dependem da interação entre os usuários, os videogames deixaram de ser apenas uma plataforma de interação entre o jogador e a máquina. Para manter a segurança das crianças e restringir as pessoas que elas terão contato, procure no manual da marca do videogame como fazer o controle parental. 

Roteadores

Até roteadores já oferecem opções de controle parental. Ao serem ativadas, é possível restringir o que as crianças podem acessar na internet, listar os aparelhos que a ele se conectam, fazendo desde restrição a sites até a limitação da rapidez do acesso por aparelho. Para fazer essas configurações, consulte o manual do seu roteador. 

Controle parental: Plataformas

Netflix

A maior plataforma de streaming do mundo tem apresentado novos recursos para se tornar mais segura para crianças e jovens. Hoje, é possível criar um perfil específico para a criança, filtrar os títulos selecionados e examinar o que as crianças estão assistindo. 

Dentro do perfil kids, todo o catálogo está na classificação livre e 10 anos. Os adultos podem fazer a classificação etária, limitando o acesso apenas ao conteúdo livre, ou aumentar, permitindo filmes de 12, 14 ou 16 anos para adolescentes, sem que eles tenham contato com o conteúdo adulto. 

Também é possível remover séries ou filmes individuais, caso os pais achem que o conteúdo ainda não é adequado para aquela faixa etária e colocar senha nos perfis individuais, para que elas não acessem conteúdos inadequados. 

YouTube Kids

O YouTube possui um aplicativo voltado para crianças, o YouTube Kids. Ele possui opções de configuração para diferentes faixas etárias: Pré-escolar, Crianças e Crianças maiores, no qual só os vídeos para crianças estão liberados. 

Além disso, você pode desativar a aba de pesquisa, para restringir a experiência da criança a um conjunto limitado de vídeos; bloquear conteúdos; limpar o histórico de exibição e pesquisas; entre outras configurações. 

Play Kids

Um dos aplicativos para o público infantil mais populares do mercado, o Play Kids oferece desenhos, séries, músicas, jogos e outros conteúdos voltados para as crianças. Ele possui uma área destinada aos pais, que podem ter controle sobre vários aspectos da navegação da criança, desde o conteúdo que ela tem acesso, até o tempo gasto diante da tela. 

Agora que você já descobriu quais os dispositivos e plataformas em que é possível ativar o controle parental, chegou a hora de deixar a internet mais segura para seus filhos e filhas! 

Gostou das dicas? Comece já a deixar a internet mais segura para os seus filhos com o controle parental!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design