🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Como o WiFi funciona? Entenda a tecnologia

29 abr 2022 Bruna Rocha

Explicamos mais sobre as redes sem fio, suas variações, origem e explicamos como o WiFi funciona. Confira!

Como o WiFi funciona? Entenda a tecnologia

As redes WiFi estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja em casa, no trabalho ou em restaurantes e shoppings, sempre tem alguém pedindo a senha da internet. Mas você sabe como a tecnologia do WiFi funciona? 

Explicamos mais sobre as redes sem fio, suas variações, origem e explicamos como o WiFi funciona. Confira! 

Como o WiFi funciona

A rede sem fio, ou wireless, pode parecer uma tecnologia super inovadora, mas o WiFi funciona a partir da transmissão de informações por ondas de rádio comuns, assim como a televisão, rádio e celular. 

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia. Em palavras mais simples, essas ondas de rádio transmitem os dados por meio de um adaptador, o roteador, que recebe os sinais, decodifica e os transmite a partir de uma antena. 

É por isso que a escolha dos equipamentos e a posição do roteador é tão importante. Um dispositivo mal posicionado, cercado de barreiras, pode dificultar essa transmissão de dados, fazendo com que seu sinal fique fraco. Quando falamos de fibra óptica, o cabo óptico chega até a sua casa, é transmitido ao roteador, que faz a distribuição entre seus dispositivos móveis. 

Wi Fi

A troca de informações pode ocorrer em duas frequências diferentes, com números que se referem ao comprimento da onda de rádio: 

  • 2.4 GHz: oferece internet para uma área maior, mas sacrifica a velocidade;
  • 5 GHz: fornece velocidades mais rápidas para uma área menor. 

Sempre que possível, utilize a frequência de 5 GHz, já que possui menos interferências com outros equipamentos e oferece uma banda maior, permitindo que mais dispositivos conectem simultaneamente sem maiores problemas. 

Conexão entre dispositivos

Agora que você já sabe como o WiFi funciona, precisa saber que essa comunicação entre os equipamentos conectados é feita através do protocolo 802.11, que possibilita o reconhecimento entre eles. Esse protocolo apresenta quatro variações: 

  • b: o 802.11b é o que tem o menor custo entre todos, utiliza a frequência 2.4 GHz e tem velocidade de até 11 megabits por segundo; 
  • a: já o 802.11a é mais eficiente que o modelo anterior, por ter melhor frequência, já que transmite informações na faixa 5Ghz, e velocidade quase cinco vezes mais rápida; 
  • g: esse é o modelo mais encontrado no mercado atualmente. Apesar de também usar a frequência 2.4 GHz, ele consegue ser mais rápido que a versão “b” e evitar interferências; 
  • n: já o padrão 802.11n é o mais novo do mercado e foi criado para aumentar o alcance e melhorar o sinal de transmissão. 

O WiFi só funciona próximo do roteador?

Alguns dos problemas de conexão de dispositivos acontecem por conta dessa variação do protocolo, já que ele regulamenta as regras de transmissão e codificação para a troca de informações. Uma chamada no suporte técnico pode te ajudar a entender se esse é o problema. 

Como a tecnologia surgiu

A história do WiFi começou na década de 1930, durante a Segunda Guerra Mundial. Hedy Lamarr, uma atriz e inventora austríaca naturalizada norte-americana, inventou a base para a comunicação WiFi. 

Ao lado de seu amigo e também inventor, George Antheil, eles criaram um aparelho de interferência de rádio que serviria para despistar radares nazistas, a base de como o WiFi funciona hoje. O projeto foi apresentado ao Departamento de Guerra dos Estados Unidos, que desistiu da ideia por ser “complicada”. 

Como o WiFi funciona? Entenda a tecnologia

Em 1997, a Electronic Frontier premiou Hedy por sua invenção e, logo depois, a ideia foi adquirida pela Ottawa Wireless Technology, que utilizou o projeto como alicerce para desenvolver conexões WiFi como conhecemos hoje. 

Hedy Lamarr recebeu o título de “mãe do telefone celular”, por sua contribuição com o desenvolvimento da tecnologia de comunicação. A atriz e inventora morreu em 2000, aos 86 anos.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design