🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Wi-Fi fraco? 8 dicas que podem melhorar seu sinal

25 nov 2021 Bruna Rocha

Reunimos 8 dicas para você se livrar do sinal de Wi-Fi fraco e poder aproveitar o melhor da sua internet, confira!

Wi-Fi fraco? 8 dicas que podem melhorar seu sinal

Seja em casa ou no trabalho, o Wi-Fi é um grande aliado ao usar computadores, celulares e nos momentos de lazer. Porém, alguns problemas de conexão podem atrapalhar o uso da internet. Reunimos 8 dicas para você se livrar do sinal de Wi-Fi fraco e poder aproveitar o melhor da sua internet, confira! 

1. Encontre o melhor local para o roteador

O roteador é o equipamento que distribui o sinal de Wi-Fi por toda a casa ou empresa, por isso a sua posição interfere diretamente na qualidade do seu sinal. Dessa forma, o Wi-Fi fraco pode estar acontecendo por um bloqueio entre o seu computador ou celular e o roteador. 

 

Nós já falamos sobre o melhor lugar para colocar o roteador em casa neste artigo e 7 coisas que podem estar roubando o seu WiFi. Confira essas dicas e garanta que o seu roteador esteja no melhor lugar possível, livre de interferências que podem deixar seu Wi-Fi fraco. 

2. Encontre o lugar com melhor sinal

Além de escolher o melhor local para o roteador, é importante realizar o processo inverso e entender em qual lugar o sinal funciona melhor. Esse passo é essencial se você trabalha em home office ou quer encontrar o melhor lugar para instalar o videogame, atividades que demandam mais sinal e qualidade de internet. 

3. Opte pela rede de 5 GHz

A maioria dos roteadores possuem suporte a redes dual band, que dizem respeito à frequência em que seu sinal Wi-Fi trabalhará. As redes 2,4 GHz possuem alcance maior, mas sofrem interferência de diversos outros fatores. 

 

Já as redes 5 GHz oferecem mais velocidade e menos interferências, mas o alcance do sinal é menor. O ideal é usar a rede 5 GHz, que oferece mais qualidade e evita interferências, o que deixa o Wi-Fi fraco. 

4. Atualize os aparelhos com frequência

Assim como várias tecnologias, os acessórios de rede Wi-Fi também evoluem e oferecem atualizações. Por isso, certifique-se que todos os aparelhos que transmitem a conexão wireless estão atualizados. 

 

Outro fator que pode interferir para um sinal de Wi-Fi fraco é a tecnologias dos dispositivos que estarão conectados à rede. Equipamentos ultrapassados podem diminuir a velocidade da internet e a capacidade de segurança

 

Esses equipamentos funcionam como um funil, transformando a banda larga em banda fina, causando falhas, lentidão e quedas de conexão. Se você está tendo problemas de conexão com algum dispositivo específico, considere levá-lo à assistência técnica ou até trocá-lo por um modelo mais atual. 

Wi-Fi fraco

5. Proteja o sinal da sua rede

Acredite se quiser: o Wi-Fi fraco também pode ser um problema de segurança. As redes sem fio precisam de uma senha para serem acessadas pelos aparelhos desejados, que não deve ser compartilhada com pessoas de fora. Confira aqui 5 dicas para evitar invasores e proteger o seu Wi-Fi

6. Reinicie o roteador com frequência

Quando o sinal de Wi-Fi está fraco ou oscilando demais, desligar e religar o roteador pode resolver o problema. Mas a verdade é que o ideal é desligá-lo de tempos em tempos, além de mantê-lo desligado quando ninguém estiver acessando a internet, mesmo que ele não esteja apresentando problemas. 

 

Isso permite que o equipamento “descanse” e apresente melhores resultados, melhorando a transmissão de sinal do roteador e garantindo mais tempo de funcionamento ao aparelho. 

7. Continua com Wi-Fi fraco? Utilize um roteador Mesh

Se tudo isso ainda não resolveu o seu problema com Wi-Fi fraco, pode ser que o seu roteador não seja suficiente para levar o sinal para toda a casa ou empresa. A tecnologia Mesh permite que você conecte seu roteador principal a um ou mais roteadores Mesh, formando uma rede única, com uma única senha. 

 

Isso permite que você ande pelo ambiente sem precisar mudar de rede. Os próprios roteadores identificam onde está o roteador mais próximo e mudam automaticamente, sem interrupções. Quer saber mais? Acompanhe o artigo Tecnologia Mesh: aumente sua cobertura Wi-Fi com esse roteador

8. Procure a assistência técnica do seu provedor de internet

Se continuar tendo problemas, você sempre pode contar com a assistência técnica do seu provedor de internet. Aqui na Reitec Fibra, oferecemos atendimento de qualidade, sem robôs ou atendentes desqualificados. 

 

Assim, o seu problema é resolvido em poucos minutos e, se necessário, um técnico vai até seu local verificar como resolver o problema.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design