🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Como medir a velocidade da internet de forma correta

09 abr 2020 Bruna Rocha

Para saber a velocidade da internet que está chegando na sua casa, você precisa tomar alguns cuidados.

Como medir a velocidade da internet de forma correta

Para saber a velocidade da internet que está chegando na sua casa, você precisa tomar alguns cuidados. Não basta entrar no site de medição do seu celular enquanto diversos outros dispositivos estão conectados à rede.

Para que você possa medir a internet com bastante precisão, siga os próximos passos com exatidão e saiba qual é a real velocidade que você recebe aí na sua casa. 

Conectando o computador e acessando o medidor de velocidade da internet

O primeiro passos é conectar o seu computador ao roteador por meio de um cabo. Medir pelo celular ou pelo wifi causa interferências e o resultado final não será o valor real da velocidade da internet. Por isso, é sempre importante conectar pelo cabo!

Depois que você conectou o computador e o roteador pelo cabo, você precisa acessar um site de medidor de velocidade de internet confiável. Nós recomendamos dois:

O medidor vai fazer dois testes: primeiro, vai medir a velocidade de download, depois a velocidade de upload. Veja se a velocidade de download está correta, pois é essa a velocidade que você contratou do provedor. 

Não está entendendo? Vamos explicar a diferença entre as duas velocidades a seguir. 

Download x Upload 

Basicamente, fazer um download é o mesmo que baixar um arquivo, enquanto que upload significa enviar um arquivo. Você está realizando um download quando baixa um PDF da internet para o seu computador, por exemplo. E um upload quando envia uma foto para um amigo em uma rede social. 

Em muitas atividades que realizamos na internet, utilizamos as duas velocidades ao mesmo tempo. Quando vamos fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, primeiro digitamos a pergunta e enviamos, usando o upload. Depois, o Google nos envia os resultados, download. Quando clicamos no site que queremos acessar é um upload e quando a página abre no navegador é um download. 

Porque a quantidade de velocidade de internet pode ser diferente?

Há mais um tipo de categorização de velocidade de internet: assimétricas e simétricas. Ao realizar o teste de velocidade em uma internet assimétrica, percebemos que o upload é mais lento que o download. Ele é cerca de 10% a velocidade do download.

Isso ocorre porque grande parte das atividades realizadas na internet envolvem mais download do que upload, então os provedores de internet disponibilizam menos. Utilizando o exemplo que usamos anteriormente, clicar em um link demanda bem menos trabalho do que baixar uma página inteira de dados. Por isso, o download dos dados exige uma banda muito maior. 

Já as velocidades simétricas, como é o caso da Fibra Ótica da Reitec, disponibilizam a mesma quantidade para as duas velocidades. Isso garante mais rapidez quando você vai subir arquivos mais pesados, como adicionar um vídeo em alta qualidade no YouTube ou enviar arquivos pesados para sua equipe de trabalho, por exemplo. 

Cuidados durante o teste de velocidade de internet

Vamos a última dica importante antes de você realizar o teste de velocidade de internet: na hora do teste, nenhum outro equipamento pode estar usando a internet. Desligue o wifi e desconecte todos os equipamentos antes do teste. E avise todos da sua casa para fazerem o mesmo. 

Esse passo é essencial para que toda a internet que esteja chegando na sua casa, passe do roteador para o seu computador. Caso ela esteja indo para outros equipamentos ao mesmo tempo, só uma parte chegará ao seu computador e, consequentemente, ao medidor de velocidade. 

Se você seguir todos esses passos, a velocidade que você contratou deve bater certinho com a velocidade indicada pelo medidor. Caso isso não aconteça, entre em contato com a gente. A nossa equipe vai identificar o problema e encontrar a solução mais rápida possível. 

Para saber a velocidade da internet da sua casa, é preciso testar do jeito certo. Sempre com o cabo! 

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design