🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Como medir a internet da sua casa ou empresa?

24 fev 2022 Bruna Rocha

Saiba como medir a internet da sua casa ou empresa, entenda se esta é ou não a velocidade contratada e como aumentar a velocidade da internet.

Como medir a internet da sua casa ou empresa?

A queixa mais comum entre os usuários de internet é a queda ou falta de internet. Essa redução na internet pode acontecer devido a diversos fatores, mas o mais importante na hora em que isso acontecer é saber como medir a internet para entender se o problema é no seu roteador ou por interferências externas

Pensando nisso, preparamos esse texto para que você saiba como medir a internet da sua casa ou empresa, entenda se esta é ou não a velocidade contratada e como aumentar a velocidade da internet. 

Como medir a internet

Antes de iniciar o teste de velocidade, é recomendado fechar todos os programas, interromper qualquer serviço que use a internet e conectar-se diretamente ao provedor com um cabo de rede. Essas medidas garantem resultados mais precisos e permitem que você veja qual é a real velocidade que está chegando em sua casa ou trabalho. 

Para te mostrar como medir a internet, é preciso escolher um teste de velocidade. O melhor do mercado, que usamos aqui na Reitec Fibra, é o nperf. Ao entrar no site, você verá um medidor de velocidade, como dos carros, clique em “Iniciar o teste”. O teste irá te informar três valores, que explicaremos a seguir. 

Link Full

Download

O download é a principal informação para você entender como medir a internet. Ela representa quão rápido a sua conexão consegue baixar arquivos da internet e deve se aproximar da velocidade que você contratou. 

Upload

O upload indica a velocidade de envio de arquivos e, geralmente, é diferente da conexão para download na maioria das operadoras. Aqui na Reitec Fibra fazemos diferente, disponibilizamos a mesma quantidade de banda tanto para o download, quanto para o upload. Assim, você tem muito mais velocidade e não cai na pegadinha como nas grandes operadoras

Latência

O teste de latência informa o tempo de atraso entre as informações de entrada e saída. Esse não é um número que você deve se preocupar muito, já que esse atraso é baseado em milésimos de segundos e, por isso, pouco perceptível. 

Outras informações

Além de indicar como medir a internet da sua casa ou trabalho, esse teste de velocidade também traz algumas informações extras em seu painel que podem indicar qualquer problema de conexão que você possa ter. 

  • Operadora de internet: o teste verifica automaticamente a operadora de internet que você usa;
  • IP atual: também é verificado o endereço que identifica o seu computador na internet;
  • Sistema: ele exibe qual o navegador utilizado, sua versão e o sistema operacional. 

Vantagens e desvantagens da fibra óptica

Como saber se a velocidade da internet é a contratada

Agora que você aprendeu a como medir a internet, é hora de saber se a velocidade indicada pelo teste bate com o seu pacote de velocidade. Para isso, o resultado deve ser, no mínimo, 80% da velocidade contratada. 

Ou seja, se sua internet for de 100 Megas, a velocidade da internet deve ser de 80 Megas, pelo menos. Isso seguindo todas as orientações anteriores de desconectar todos os dispositivos, fechar programas e conectar via cabo de rede. 

Se feito todos esses passos corretamente e a velocidade do teste estiver dando abaixo de 80%, entre em contato com a sua operadora para solucionar o problema.  

velocidade da internet

Como aumentar a velocidade da internet

Existem algumas maneiras de melhorar a velocidade da sua internet, como: 

  • Controlar e proteger sua rede através da instalação de antivírus e da escolha de senhas seguras;
  • Manter dispositivos e softwares atualizados;
  • Definir uma política com boas práticas de uso;
  • Entender se seu pacote é viável para a quantidade de internet que consome;
  • Ter um bom fornecedor de internet. 

Se você tem dúvidas em como seguir essas orientações, faça a leitura do artigo 5 dicas para manter uma boa conexão de internet e evitar problemas de sinal.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design