🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Como armazenar dados na nuvem? Tudo sobre a tecnologia

27 maio 2022 Bruna Rocha

Continue acompanhando e entenda os benefícios de armazenar dados na nuvem e como guardar seus arquivos lá.

Como armazenar dados na nuvem? Tudo sobre a tecnologia

Armazenar dados na nuvem é uma prática cada vez mais comum entre os usuários de internet, principalmente para aqueles que trabalham com ela ou que fazem uso de dados mais pesados. Mas esse tipo de armazenamento pode ser útil para qualquer um. 

Se você já recebeu avisos no celular ou computador sobre armazenamento cheio ou nunca sabe em qual pen drive ou HD estão seus arquivos, continue acompanhando e entenda os benefícios de armazenar dados na nuvem e como guardar seus arquivos lá. 

O que é o armazenamento de dados na nuvem

Armazenar dados na nuvem é como subir arquivos para um HD ou pen drive. A diferença é que nesse caso, o HD está localizado em um servidor externo (da empresa que você contratar o serviço) e fica disponível para acesso através da internet, na nuvem, para acessar a qualquer momento, em qualquer dispositivo. Confira aqui a evolução do armazenamento de dados, do cilindro de cera à  nuvem. 

Para acessar arquivos ou incluí-los, basta fazer login na plataforma da empresa escolhida (falaremos sobre as melhores mais a frente) e acessar suas pastas, documentos, fotos e o que mais quiser guardar. Você pode inclusive fazer backups automáticos do seu celular, assim não precisa lembrar de armazenar os dados na nuvem. 

Você deve estar se perguntando como essas empresas de armazenamento conseguem guardar todos esses dados, certo? Elas possuem data centers, centros de processamento de dados. Essas instalações possuem diversos módulos de HD, no qual os arquivos podem ser acessados e enviados via internet. Todas as empresas de internet possuem data centers, inclusive provedores de internet, como aqui na Reitec Fibra. 

Esses servidores são capazes de armazenar diversos dados simultaneamente de forma remota, segura e confidencial. Para acessá-los, é preciso entrar com seu e-mail e senha. Por isso, é importante ter uma senha segura

nuvem

 

Como armazenar dados na nuvem

O primeiro passo para armazenar dados na nuvem é contratar um plano de um servidor de armazenamento em nuvem. A maioria oferece uma quantidade de gigas para armazenamento gratuitamente e pacotes pagos se quiser expandir e precisar de mais espaço. 

Depois de criar o login, você estará dentro do servidor e pode selecionar os arquivos que deseja armazenar e fazer o upload para a nuvem. Lá você pode criar pastas e subpastas para organizar todo o conteúdo. O Google Drive e o iCloud, por exemplo, permitem que suas fotos do celular sejam armazenadas à medida que você as tira na nuvem, assim não tem perigo de perder nenhuma lembrança. 

Benefícios de armazenar dados na nuvem

Já deu para perceber que armazenar dados na nuvem é a tecnologia mais moderna que temos hoje. Mas se você ainda não está decidido a migrar seus dados, confira os benefícios dessa tecnologia: 

Acesso online a qualquer hora

Essa é a principal vantagem da nuvem, a possibilidade de acessar todos os seus arquivos de forma online, de onde estiver, e de todos os seus dispositivos. Não é preciso mais enviar seus documentos para si mesmo, basta subir na nuvem e você consegue acessá-los no celular, computador ou até em dispositivos de outras pessoas. Só lembre-se de sair do seu login quando acessar em outros equipamentos para manter sua segurança. 

roteador

Economia de espaço

Você não precisa mais ter um celular ou computador com muita memória, já que seus dados não precisam ficar armazenados lá. Também não é preciso mais investir em pen drives, HDs ou outros meios de armazenamento físicos. Deixe seus equipamentos apenas para programas e aplicativos, deixando-os mais leves e mais rápidos. 

Segurança

O problema dos equipamentos de armazenamento físicos é que se forem danificados ou perdidos, você perde todos os arquivos ali armazenados. Ao armazenar dados na nuvem, você não tem mais esse problema. Sem contar que os servidores de armazenamento possuem recursos de proteção de arquivos, como firewalls e criptografia das informações. 

Compartilhamento facilitado

Depois de subir na nuvem, é possível compartilhar seus arquivos com facilidade. Você pode compartilhar a pasta de fotos da viagem com toda a família, por exemplo, ou enviar arquivos para um colega de trabalho através de um link compartilhado. Ao dar acesso a uma pasta ou arquivo específico, eles não terão acesso aos outros dados armazenados na sua conta. 

Melhores serviços de armazenamento de dados

Agora que você já sabe como armazenar dados na nuvem, chegou a hora de escolher o serviço de armazenamento. Trouxemos aqui as quatro opções mais populares.

Google Drive

O Google Drive é um dos maiores servidores do mercado e conta com um plano gratuito de 15 GB de espaço, possível de ser estendido com os planos pagos. Ele possui aplicativo para celular e integração com seus próprios aplicativos, como o Documentos, Fotos, Planilha, entre outros. 

OneDrive

O OneDrive também oferece 15 GB de armazenamento gratuito, que pode ser estendido com planos pagos até 1 TB, e aplicativo para o celular. Criado pela Microsoft, ele possui integração com o pacote Office, também desenvolvido pela empresa. 

armazenamento de dados

Dropbox

Pioneiro na comercialização de armazenamento, o Dropbox possui aplicativo para todos os dispositivos e tem extensão com o Gmail. A versão gratuita possui 2 GB de armazenamento e a paga oferece até 2 TB de espaço disponível. 

iCloud

O iCloud é o sistema para armazenar dados na nuvem da Apple e está disponível apenas para os dispositivos iOS. Então, se você possui um iPhone, iPad ou Macbook, pode fazer o upload automático dos seus arquivos na nuvem. A versão gratuita oferece 5 GB e há três planos pagos: de 50 GB, 200 GB e 2 TB. Ao adquirir um plano, você pode compartilhar o espaço com até cinco familiares.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design