🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Como a Netflix mudou a indústria de entretenimento doméstico?

23 nov 2022 Bruna Rocha

Confira a história da Netflix e como a empresa mudou a indústria de entretenimento doméstico em todo o mundo!

Como a Netflix mudou a indústria de entretenimento doméstico?

Com apenas 25 anos de história, a Netflix está presente em mais de 190 países e possui mais de 220 milhões de assinantes em todo o mundo. 

O que muita gente não sabe é que essa gigante do streaming começou como um serviço de aluguel e compra de DVDs. 

Confira a história da Netflix e como a empresa mudou a indústria de entretenimento doméstico em todo o mundo! 

O começo da Netflix

No final dos anos 90, quando a Blockbuster – e outras locadoras de DVDs – dominava o ramo de entretenimento doméstico, a Netflix surgiu oferecendo um serviço inédito: seus clientes montavam uma lista online dos filmes que queriam assistir e recebiam os títulos por correio. 

Através de uma assinatura mensal, o cliente poderia ficar com o filme o quanto quisesse, devolvendo apenas na hora de alugar outro, sem precisar ir presencialmente à locadora. 

A eliminação das multas, a boa recepção do serviço e a popularização dos DVDs fez com que a empresa crescesse gradualmente e alcançasse 400 mil assinantes em 2001. 

Foi em 2007, com a conexão de banda larga e a possibilidade de uma internet mais rápida, que a Netflix criou a plataforma de streaming de filmes e séries em paralelo com o serviço de locação. 

O vídeo de comemoração dos 25 anos da empresa mostra um pouco dessa história.

A chegada do conteúdo original 

Com o crescimento dos streamings, a Netflix foi uma das primeiras empresas a enxergar o potencial das plataformas e visualizar além de um repositório de títulos, mas uma possibilidade de produzir conteúdo original. 

Sua primeira produção de sucesso, House of Cards, teve seis temporadas e ganhou a graça do público e inúmeras premiações. 

Isso abriu portas para que outros programas ganhassem o sinal verde para produção, como Orange is the New Black e Stranger Things, dois outros grandes sucessos do streaming. 

O sucesso foi tanto que o negócio expandiu para outros países, chegando no Canadá em 2010, na América Latina em 2011 e em parte da Europa em 2012. 

Nessa etapa, a Netflix não só ultrapassou a Blockbuster, que declarou falência em 2011, como criou uma nova forma de consumir entretenimento dentro de casa. 

Internet e tv

Popularização pela diversidade – de conteúdo e pessoas

No início, a Netflix sempre teve a preocupação de disponibilizar todos os DVDs existentes para locação e ter um catálogo extenso. 

Hoje, esse valor continua através da produção local de séries e filmes e a distribuição em diversos países. 

A primeira série brasileira foi lançada em 2016, 3%, enquanto produções de outros países fizeram sucesso por aqui, como La Casa de Papel (Espanha), Dark (Alemanha) e Round 6 (Coreia). 

Outro fator que ajudou na sua popularização foi a disponibilização de todos os episódios de uma temporada de uma vez, permitindo a famosa “maratona” de séries. 

Além disso, a empresa também é muito conhecida pela sua política interna, cultura organizacional e diversidade de talentos.

streaming 

Guerra dos streamings e novas mudanças

Ainda que algumas plataformas de streaming já existissem no final dos anos 2000, foi só na segunda metade dos anos 2010 que os serviços do gênero começaram a ganhar tração e desenvolver de fato um cenário competitivo.

Já falamos sobre os principais serviços de streaming e sobre serviços de streaming que fogem do comum

A quantidade de novas plataformas e a força que as grandes produtoras já têm, como Disney e Warner, fizeram com que a Netflix tivesse suas primeiras dificuldades no mercado. 

Em 2022, após dez anos de crescimento constante, a empresa reportou uma queda de quase 1 milhão de assinantes. 

Uma das medidas para reverter o cenário foi o investimento no ramo de jogos eletrônicos. 

A Netflix Games, serviço gratuito para assinantes que dá acesso a diversos games mobile para jogarem quando e quantas vezes quiserem, já acumula 35 jogos. 

Pelo que parece, a Netflix pretende levar os jogos pelo mesmo caminho das séries e filmes: criar uma plataforma comum e começar a lançar títulos originais, desenvolvidos diretamente pela empresa. 

Você já sabia dessa trajetória da Netflix?

Conta aqui nos comentários!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design