🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

7 coisas que roubam o seu WiFi: descubra quais objetos prejudicam a conexão

11 nov 2021 Bruna Rocha

Listamos 7 coisas que roubam o seu WiFi para que a sua internet não sofra interferências e possa ser usada da melhor forma possível.

7 coisas que roubam o seu WiFi: descubra quais objetos prejudicam a conexão

Se o seu sinal de WiFi está instável, mesmo estando próximo ao roteador, saiba que há outras coisas que roubam o seu WiFi e que podem estar prejudicando sua navegação. 

 

Pensando nisso, listamos 7 coisas que roubam o seu WiFi para que a sua internet não sofra interferências e possa ser usada da melhor forma possível. 

7 coisas que roubam o seu WiFi

1. Microondas

O primeiro item das coisas que roubam o seu WiFi é o microondas. Esse eletrodoméstico emite sinais de radiofrequência para esquentar alimentos, da mesma forma que o roteador usa esses sinais para trocar dados. Apesar de usarem os sinais de forma distinta, eles operam na mesma frequência de 2,4 GHz. 

Um bom forno microondas não deve vazar radiação suficiente para atrapalhar a rede. Então, se o problema ocorre com frequência, talvez seja a hora de procurar uma assistência especializada para verificar o isolamento do eletrodoméstico ou considerar a compra de um modelo novo. 

2. Dispositivos sem fio

Assim, como o microondas, há dispositivos sem fio que também operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma da rede WiFi utilizada na maioria dos roteadores, como alto-falantes, telefones, babás eletrônicas e outros eletrônicos. 

 

Os modelos mais novos de roteador, os do tipo dual-band, passam a resolver esse problema operando na faixa dos 5 GHz. Então, certifique-se que o seu roteador é compatível com as duas faixas, ou troque por um modelo mais atualizado. 

 

Na faixa 5 GHz, você evitará sofrer interferências de outros eletrônicos, como os dispositivos sem fio e o microondas, deixando o ambiente mais “limpo” para a propagação do sinal. 

3. Telas de LCD

Alguns modelos de telas LCD podem emitir uma corrente harmônica, ou seja, uma corrente elétrica capaz de causar distorções na onda de um sinal. Para quem usa a internet na frequência 2,4 GHz, as chances de isso acontecer são maiores, então vale a dica de usar um roteador dual-band, sempre que possível na frequência 5 GHz. 

4. Espelhos

Grande parte dos espelhos usa revestimentos metálicos na parte traseira e o metal tem alto poder de refletir o sinal de WiFi. Isso faz com que o objeto seja uma das coisas que roubam o seu WiFi, já que ele rebate o sinal e volta. 

 

Para resolver, basta evitar que espelhos em áreas que você precisa de um sinal mais forte, como escritórios e salas de TV. Fizemos um vídeo só sobre a interferência dos espelhos, que você pode conferir aqui. 

5. Paredes e azulejos

As paredes também são obstáculos para a propagação do sinal WiFi, sendo que alguns materiais geram mais interferência do que outros. As paredes de tijolo, por exemplo, são menos densas no que diz respeito à absorção da radiofrequência se comparadas às paredes de concreto ou gesso. 

 

Outro vilão do WiFi é o banheiro, por conta dos azulejos. Quando o banheiro está fechado, o sinal não se propaga tão bem quanto em outros cômodos na casa. A dica aqui é evitar deixar o roteador em ambientes muito fechados. Confira qual é o melhor lugar para colocar o roteador WiFi na sua casa

6. Câmeras de segurança

Se você tiver várias câmeras de segurança conectadas no WiFi elas podem sobrecarregar a rede e diminuir a velocidade da sua internet. Isso acontece porque o roteador manda e recebe sinais de todos os aparelhos conectados no WiFi e as câmeras transmitem imagens que são arquivos pesados e usam muito espaço da sua rede sem fio, deixando tudo mais lento para navegar, assistir filmes ou até mesmo trabalhar. 

 

A solução é conectar as câmeras a um cabo de rede, assim as imagens serão transmitidas diretamente para o gravador ou servidor sem passar

pelo WiFi, deixando a sua rede livre para navegar. 

7. Cabos desprotegidos

O último da lista de coisas que roubam o seu WiFi são os cabos desprotegidos. Esses conectores podem gerar interferência por radiofrequência caso sejam danificados. Além de cabos desprotegidos atrapalharem a propagação das ondas WiFi, eles podem causar acidentes e incêndios. Por isso, sempre que tiver um cabo danificado, troque por um novo o mais rápido possível. 

 

Gostou da lista de coisas que roubam o seu WiFi? Temos mais dicas de tecnologia e tutoriais no nosso blog, confira

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design