🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Quais são as principais características da fibra óptica?

20 jan 2022 Bruna Rocha

Entenda como os cabos ópticos funcionam, quais são as principais características da fibra óptica e como elas fazem com que essa tecnologia seja a melhor e mais moderna no mercado hoje.

Quais são as principais características da fibra óptica?

Seja qual for o uso da sua internet, seja para lazer, estudo ou trabalho, temos um senso comum: a qualidade e a velocidade são alguns dos itens mais demandados por seus usuários. Entre todas as formas de transmissão, as características da fibra óptica são as que oferecem mais conforto, qualidade, segurança e velocidade para os usuários. 

Acompanhe o artigo até o final para entender como os cabos ópticos funcionam, quais são as principais características da fibra óptica e como elas fazem com que essa tecnologia seja a melhor e mais moderna no mercado hoje. 

Como um cabo de fibra óptica funciona

Os cabos ópticos utilizam um filamento de vidro transparente e com alto grau de pureza como meio físico. Seu diâmetro é tão fino quanto um fio de cabelo humano e permite carregar milhares de informações digitais sem perdas significativas ao longo de grandes distâncias.

Ao redor do filamento existem outras substâncias de menor índice de refração, que fazem com que os raios sejam refletidos internamente, minimizando assim as perdas de transmissão. Para conferir como é por dentro de um cabo de fibra óptica, confira esse post. 

Isso faz com que as características da fibra óptica sejam maior capacidade de transmissão, menor degradação de sinal, menor latência, imunidade a interferências, facilidade de instalação e mais segurança. Vamos abordar em detalhes cada uma dessas características da fibra óptica a seguir. mitos e verdades sobre a fibra óptica

Principais características da fibra óptica

Maior capacidade de transmissão

Uma das principais características da fibra óptica que a diferenciam de outras formas de internet é a capacidade de transmissão dos cabos ópticos. As conexões da fibra óptica são mais rápidas que as dos fios de cobre. 

Uma maior capacidade de transmissão melhora a estabilidade e a velocidade de conexão, diminui o tempo de carregamento de páginas, acelera downloads lentos e melhora videoconferências com alta qualidade e sem ruídos. 

Menor degradação de sinal

Quem tem ou já teve internet de fios de cobre já percebeu que, quanto mais afastado do roteador, pior a qualidade da internet. Isso acontece em decorrência da degradação sofrida pelas ondas de rede. 

A transmissão por fibra óptica consegue atender a um alcance maior, podendo superar as barreiras impostas por objetos e paredes com maior facilidade, reduzindo ou até eliminando o problema. roteador

Menor latência

Entre as características da fibra óptica também está a menor latência entre todos os outros formatos. Latência é o nome que damos para a dificuldade que os pacotes de dados podem sofrer ao percorrer de uma rede a outra. Quando há latência, há atrasos de download e upload, já que eles dependem dessa transmissão. 

A experiência é ainda mais prejudicada quando vamos assistir filmes ou séries em plataformas de streaming ou fazer outras atividades que dependam da velocidade dos dados. 

A fibra óptica possui menor latência do que outros meios de transmissão, fazendo com que o recebimento de informações seja mais rápido e a experiência do consumidor, melhor. 

Imunidade a interferências eletromagnéticas

Mesmo que você contrate uma franquia de internet de alta velocidade, há alguns fatores externos e naturais que podem comprometer sua internet e levar à ausência de conexão. 

Isso acontece porque alguns tipos de internet, como as que usam fios de cobre e rádio, sofrem interferências eletromagnéticas. Com a fibra óptica, chuvas, raios e ventos não apresentam nenhum impacto para a qualidade do sinal. Ou seja, os usuários podem ficar tranquilos ao jogar, assistir uma série ou trabalhar em casa nos dias mais chuvosos sem interferência. Wi-Fi fraco

Mais segurança para o usuário

Os golpes e ataques de hackers são um dos maiores problemas no mundo digital atual, por isso, devemos tomar cuidado, proteger nossa internet e tomar todos os cuidados para navegar com segurança. Optando pela fibra óptica, você está escolhendo o formato de transmissão de dados mais seguro.

Isso porque, a única maneira de conseguir fazer um ataque é cortando os próprios cabos ópticos. Ou seja, o hacker precisa estar fisicamente no local para que qualquer ataque aconteça. O que diminui as chances e protege você e todos os outros usuários da rede. 

Essas foram as principais características da fibra óptica que mostram porque optar por esse modo de transmissão vai trazer mais qualidade, velocidade, segurança e conforto para seus usuários. 

Se você mora no Distrito Federal e quer contratar a melhor fibra óptica da região, com o melhor custo benefício, entre em contato com a nossa equipe!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design