🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

5 dicas para manter uma boa conexão de internet e evitar problemas de sinal

23 dez 2021 Bruna Rocha

Separamos 5 dicas para manter uma boa conexão de internet e evitar problemas de sinal, confira!

5 dicas para manter uma boa conexão de internet e evitar problemas de sinal

Ter uma boa conexão de internet é essencial para diversas tarefas que fazemos em casa ou no trabalho. Assistir séries e filmes, jogar online e realizar uma videochamada são algumas das atividades que se tornam difíceis sem um bom sinal de internet. 

Até fazer uma pesquisa no Google ou mandar uma mensagem, tarefas simples do dia a dia, podem se tornar onerosas quando a internet não colabora. Pensando nisso, separamos 5 dicas para manter uma boa conexão de internet e evitar problemas de sinal, confira! 

5 dicas para manter uma boa conexão de internet

1. Controle e proteja sua rede

Quanto mais segura for sua rede, melhor será a qualidade da sua internet. Por isso, é essencial manter antivírus atualizados e ter cuidado ao acessar links desconhecidos. Outra boa prática é colocar uma senha do seu Wi-Fi para que outras pessoas não o utilizem. 

Já compartilhamos 5 dicas para evitar invasores e proteger o seu Wi-Fi, onde explicamos como criar uma senha de alto grau de segurança, e um vídeo explicando porque é perigoso compartilhar a internet com o vizinho. Seguindo essas dicas você terá uma boa conexão de internet, além de segurança ao navegar. 

2. Mantenha dispositivos e softwares atualizados

A falta de atualização dos componentes oferece riscos de segurança e também prejudicam a performance e a boa conexão de internet. Por isso, mantenha tudo atualizado, dentro do possível. 

Componentes físicos, como modem, roteador e até cabos e conectores devem passar por manutenção. Equipamentos mais antigos podem não conseguir utilizar todo o potencial da sua internet

3. Defina uma política com boas práticas de uso

Por mais que o cuidado com os equipamentos seja importante, os usuários também têm papel crucial na hora de garantir uma boa conexão de internet. Utilize a internet de modo seguro, não clicando em links duvidosos ou fazendo instalações não confiáveis. 

Também é importante orientar todas as pessoas que utilizam a rede, como familiares ou colaboradores da sua empresa, para que todos façam o uso adequado da rede e evitem atrair vírus. 

4. Entenda se seu pacote é viável para a quantidade de internet que consome

Muitas pessoas reclamam que a internet oscila, quando na verdade elas não contrataram um pacote de internet que seja suficiente para seu perfil de consumo. 

Para calcular a quantidade de banda que você precisa, leve em consideração a quantidade de equipamentos conectados e o tipo de usuário que fará uso da internet. Vamos dividí-los em três categorias:

  • Básico: 1MB a 5MB por usuário. É aquele que só realiza atividades simples como checar e-mail, redes sociais e acessar sites.
  • Moderado: 5 MB a 15 MB por usuário. Com essa velocidade é possível baixar filmes e séries, assistir vídeos, acessar arquivos em nuvem e fazer chamadas de vídeo. 
  • Heavy User: acima de 15 MB por usuário. Indicado para quem trabalha com arquivos digitais, como programadores e designers, além de ser o ideal para jogar online e acessar plataformas de streaming com melhor desempenho. 

Se, em uma família de quatro pessoas, o pai assiste Netflix na Smart TV, a mãe utiliza o notebook enquanto conversa no Whatsapp com as amigas, a filha assiste YouTube no tablet e o filho joga videogame, tudo isso ao mesmo tempo, isso dá 45 mega. Ou seja, contratar uma banda de 25 mega não será suficiente. Para ter uma boa conexão de internet, é preciso calcular a quantidade de banda necessária e contratar o pacote de internet ideal. 

5. Tenha um bom fornecedor de internet

Quando falamos de boa conexão de internet, é importante contar com um provedor de qualidade, que te fornecerá boa internet e o suporte necessário quando houver problemas. 

A empresa deve fornecer os componentes adequados para a estrutura das redes e um provedor robusto que suporte todos os clientes. Além disso, você deve ter cuidado ao escolher o tipo de pacote e a internet que irá utilizar. 

A internet de fibra óptica, por exemplo, costuma entregar ótimos resultados e tem um custo benefício maior que a internet dos cabos de cobre. Aqui na Reitec Fibra, disponibilizamos internet de fibra óptica de qualidade para todo o Distrito Federal. 

Quer aproveitar o melhor da fibra óptica? Entre em contato com a nossa equipe.

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design