🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Banda Larga, Wi Fi, Wimax, 3G, 4G, 5G e 6G: entenda o que significam

10 mar 2022 Bruna Rocha

Sabe como a banda larga, o Wi Fi e outros influenciam e influenciaram a forma como nos conectamos à rede? Acesse nosso blog e entenda!

Banda Larga, Wi Fi, Wimax, 3G, 4G, 5G e 6G: entenda o que significam

Banda Larga, Wi Fi, Wimax, 3G, 4G, 5G e 6G: você já deve ter ouvido todos esses termos e sabe que eles têm a ver com conexão à internet, mas consegue diferenciá-los? Sabe como essas tecnologias influenciam e influenciaram a forma como nos conectamos à rede? Continue acompanhando para entender todos esses termos a seguir. 

Aqui vamos falar de...

Banda Larga

A banda larga é a substituta da conexão discada. Quem lembra de quando o computador era ligado ao fio da linha telefônica e o acesso à web era intermediado por um programa, o provedor. Tinha que escolher ter internet ou telefone e o barulho da internet discada ainda traz nostalgia a muitas pessoas (escute aqui). 

O uso dos dois ao mesmo tempo só foi possível com a banda larga, que aumentou as vias de conexão. Ao invés de ter apenas uma via, a linha telefônica, são disponibilizadas três: uma reservada para o telefone e duas para envio e recebimento de dados. Esse modelo revolucionou a internet e contribuiu para que os usuários conseguissem passar mais tempo na rede. 

Wi Fi

O Wi Fi é a transmissão de dados que dispensa o uso de fios, pois é realizada via ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ar. Essa tecnologia permite que computadores, dispositivos móveis e outros equipamentos, como impressoras e câmeras de vídeo, se conectem à internet. O Wi Fi permite que esses e muitos outros dispositivos troquem informações entre si, criando uma rede. 

A conectividade com a internet ocorre por meio de um roteador sem fio. Quando você acessa o Wi Fi, está se conectando a um roteador sem fio que permite que os dispositivos compatíveis com ele façam interface com a Internet.

O WiFi só funciona próximo do roteador?

Wimax

O WImax é uma versão mais aprimorada do Wi Fi, que também funciona por ondas eletromagnéticas, mas permite melhor transmissão de dados e uma área de cobertura maior devido a antenas mais potentes. 

Essa variação do Wi Fi pode chegar a lugares onde operadoras de telefonia e TV a cabo ainda não conseguem alcançar, como zonas rurais que não possuem cabeamento. O ponto negativo é que é necessário reestruturar o sistema de transmissão para implementar esse tipo de conexão, o que demanda um investimento financeiro muito maior. 

3G

O 3G, 4G e 5G são as denominações mais comuns para diferentes gerações e tecnologias de redes móveis, responsáveis por conectar celulares, tablets e outros dispositivos móveis. 

A denominação utilizada para classificar a terceira geração das redes móveis é o 3G. Essa tecnologia começou a ser instituída no começo dos anos 2000 com a promessa de velocidades superiores ao 2G. Hoje, esse padrão está disponível em grande parte do território nacional. 

4G

O 4G começou a ser discutido em 2008 e chegou ao Brasil por volta de 2013. Ele é 10 vezes mais rápido que o 3G, já que pode atingir velocidades na casa dos 100 Mb/s em dispositivos móveis. Esse avanço permitiu acesso a serviços mais complexos, como streaming de vídeos, músicas e jogos online que fossem utilizados em redes móveis. 

pegadinhas dos grandes provedores de internet

5G

Do 4G ao 5G, as melhorias são ainda mais significativas do que do 3G para o 4G. Isso porque as velocidades são 50 vezes mais rápidas que a quarta geração, com bandas de 1 Gb/s. Essa tecnologia é a mais recente no país, já disponível em algumas capitais brasileiras, Distrito Federal incluído. 

A instalação de novas antenas do 5G difere das tecnologias anteriores, já que necessitam de mais replicadores de sinal. Também não é todo equipamento que suporta a tecnologia 5G, apenas os modelos mais novos estarão aptos a receber a quinta geração das redes móveis. 

Vale lembrar que, de acordo com os termos do leilão do 5G, as empresas que arremataram as concessões de uso das bandas ampliarão para 100% do território nacional a cobertura do 4G.

6G

Apesar do 5G ainda não ter sido totalmente implementado, já se discute o que será o 6G. A estimativa é que a sexta geração tenha velocidades de até 1 Tb/s, banda ainda indisponível mesmo em conexões residenciais e cabeadas. 

Além disso, outros avanços são esperados, como o uso da inteligência artificial para determinar qual é o melhor caminho de tráfego das informações. Mas não se anime muito ainda, nada disso deve chegar antes de 2030.

Wi Fi

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design