6 objetos para deixar sua casa inteligente

23 dez 2020 Bruna Rocha

Quer saber mais sobre as novas tecnoligas para automatizar e deixar sua casa inteligente? Confira 6 objetos para começar! 

6 objetos para deixar sua casa inteligente

Em uma casa inteligente, com um simples comando de voz, é possível acender luzes, trancar portas, ligar a televisão ou escolher uma música. Está achando coisa do futuro? Saiba que hoje os dispositivos inteligentes já estão disponíveis no mercado e por preços cada vez mais acessíveis. 

Isso é possível graças à evolução da tecnologia, principalmente com o surgimento da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas. Quer saber mais sobre essas tecnologias e como automatizar a sua casa? Confira! 

Por dentro da Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), é um conceito que se refere à conexão global de objetos inteligentes pela rede de computadores. Esse conceito, que tem ganhado força nos últimos anos, é visto como algo que revolucionará o futuro e irá melhorar a vida das pessoas. 

Mas esse conceito não é tão recente como imaginamos. Mark Weiser, o pai da computação Ubíqua, lançou a ideia na década de 1980. Nesse conceito, é o computador que se integra a vida das pessoas de modo que elas não o percebam, mas o utilizem. 

Nas palavras de Weiser: “As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano e tornam-se indistinguíveis”. Na época ainda não havia tecnologia suficiente para colocar um projeto em prática. Mas hoje, 40 anos depois, o conceito de casa inteligente é real e está se tornando cada vez mais acessível. 

Benefícios da casa inteligente 

Conforto e praticidade

Já imaginou chegar em casa depois de um dia quente e, ao abrir a porta, encontrar um ambiente de temperatura agradável que foi climatizado pouco antes de você chegar? Ou acordar de manhã com a casa cheirando a café fresquinho?

Com uma casa inteligente é possível conectar diferentes dispositivos, como luzes, ar condicionado, tomadas, cafeteiras elétricas e televisões para que eles obedeçam comandos por comando de voz ou a distância, através de aplicativos. 

Também é possível otimizar tarefas e economizar tempo. Com o sistema de alto-falante inteligente, você tem acesso a sua agenda e todas as tarefas do dia por comando de voz, além de fazer pesquisas e outras tarefas sem precisar acessar o seu smartphone. 

Segurança

Já ficou preocupado com a segurança da sua casa ao fazer uma viagem? Ou até mesmo com a segurança da sua família dentro da casa? Ao investir em soluções inteligentes, você pode fazer o monitoramento remoto via aplicativo. 

Além das câmeras de segurança com monitoramento via celular ou computador, você pode instalar fechaduras digitais com sistema de alarme anti arrombamento em caso de tentativa de abertura ou violação da senha e trancamento automático.

Essa última dica também é ótima para os esquecidos que vivem trancados do lado de fora de casa. Ao abrir a porta através de senha ou biometria, não é preciso mais lembrar de levar a chave! 

Economia

Instalar uma casa inteligente pode ter custos altos no início. Mas ao longo prazo, esses dispositivos te ajudam a economizar, tanto em dinheiro quanto em tempo. As lâmpadas inteligentes de led são mais econômicas que as normais e podem ser programadas dependendo da atividade do ambiente.

Você pode diminuir a intensidade das luzes quando for fazer um jantar romântico, por exemplo, ou programar para as luzes do quarto dos seus filhos apagarem automaticamente depois que eles dormirem. 

Há opções de placas de energia solar que, além de economizarem energia, podem ser controladas por aplicativo. Assim, você acompanha a produção e o consumo de forma remota fazendo com que melhores decisões sejam tomadas quanto à atitudes mais econômicas em épocas de grande consumo elétrico. 

Como ter uma casa inteligente

A dica principal quando se trata de dispositivos inteligentes é: pesquise antes de comprar e adquira os produtos aos poucos. Você pode ir automatizando a sua casa aos poucos, dependendo das necessidade e rotinas dos membros da sua família. 

Se você gostou da ideia mas não sabe nem por onde começar, reunimos os principais produtos e suas funcionalidades.

1. Lâmpadas 

A iluminação é o modo mais fácil de começar a automatizar uma casa. É a parte mais barata do processo e aumenta muito a praticidade do dia a dia e a economia a longo prazo. Para comandar a iluminação com a voz, é necessário uma lâmpada com conexão Wi-Fi e suporte para assistentes virtuais. 

2. Tomadas

Esse é o produto mais versátil, já que as tomadas inteligentes permitem conectar e controlar qualquer outro eletrodoméstico da sua casa. Com ela, a sua cafeteira, geladeira, liquidificador ou qualquer outro dispositivo pode ser configurado na rede Wi-Fi. Depois disso, é possível ligar e desligar os equipamentos por meio do seu smartphone. 

3. Câmeras

Instalar um sistema de segurança em casa pode ser um processo caro e exaustivo, mas as câmeras inteligentes chegaram para mudar essa ideia. Fáceis de instalar, elas não possuem fios, podem ser instaladas individualmente e controladas remotamente por aplicativos. Já existem opções no mercado com microfone, filmagem noturna e até câmera 360º! 

4. Fechaduras

Chave é coisa do passado! As fechaduras inteligentes podem ser controladas por aplicativos, biometria ou até mesmo por sensores de presença e possuem trancamento automático. Alguns modelos possuem até Modo Não Perturbe, que impede a abertura da porta mesmo para quem tiver a “chave”. Esses dispositivos ainda são um pouco mais caros que a maioria dos produtos inteligentes, mas trazem segurança como nenhum outro. 

5. Assistentes Virtuais

No Brasil, as principais assistentes são a Alexa, da Amazon, a Google Assistente, da Google, a Siri, da Apple e a Bixby, da Samsung. Ao serem questionadas, as assistentes conseguem responder quase tudo e controlar, ao seu pedido, todos os outros dispositivos inteligentes da sua casa. Se você está a procura de uma casa realmente inteligente, vale investir em uma assistente virtual.  

6. Controles Universais

Os controles inteligentes trabalham de forma remota com múltiplos aparelhos que funcionam por transmissão de raios infravermelhos, como televisões, ar condicionados, alto-falantes e mais. Ou seja, com esse dispositivo instalado na sua casa, você pode ligar e desligar todos esses equipamentos através de um aplicativo. 

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design