🥇 Reitec Fibra | Internet de qualidade em fibra óptica para todo o DF

Antivírus: 5 dicas para escolher o programa ideal

13 out 2022 Bruna Rocha

Os antivírus são programas essenciais para ter uma navegação segura e proteger você, seus dados e seus dispositivos. Saiba como escolher o ideal!

Antivírus: 5 dicas para escolher o programa ideal

Os antivírus são programas essenciais para ter uma navegação segura e proteger você, seus dados e seus dispositivos. 

Mas não basta instalar qualquer software, é preciso entender suas necessidades e escolher a melhor versão para você. 

Confira dicas de como escolher o antivírus ideal a seguir! 

Entenda o antivírus

O antivírus é um programa que identifica malwares, mais conhecidos como vírus. 

Eles monitoram o comportamento dos programas, sites e arquivos utilizados em computadores, tablets ou celulares, e, quando verificam algum tipo de suspeita, as atividades são bloqueadas ou movidas para uma quarentena. 

Na quarentena, o desempenho do programa ou arquivo é supervisionado, a fim de diagnosticar as possíveis causas do problema. 

internet

Mas como isso acontece na prática?

Quando instalado, o antivírus faz uma varredura em todos os arquivos do computador, criando uma “assinatura digital” para cada um deles. 

Essa assinatura fará atualizações periódicas para verificar se houve alterações nos arquivos e, caso algo tenha sido detectado, o usuário é notificado para dar sequência às ações necessárias. 

Essa varredura também acontece na hora de baixar arquivos ou instalar programas. 

Como escolher um antivírus de qualidade

Agora que você entendeu a importância do antivírus para a segurança dos seus dados e dispositivos, separamos algumas perguntas para se fazer na hora de escolher o programa de proteção ideal. 

É uma marca conhecida?

A primeira dica para escolher um antivírus é optar por marcas que sejam referência no mercado, como Avast, AVG, Avira e Norton

Essas referências podem variar de acordo com o seu tipo de dispositivo ou sistema operacional, então vale uma pesquisada no Google para encontrar o melhor programa para o seu caso. 

Tem laboratório no Brasil?

Além de escolher uma marca conhecida, é preciso entender como ela atua no Brasil. 

Alguns tipos de malwares e vírus mudam de acordo com a localização, então é fundamental escolher uma empresa que tenha um laboratório no país e que pesquise e entenda o mercado para melhorar a qualidade dos seus serviços. 

Fibra óptica para empresas

Quais as funções oferecidas?

Um bom antivírus oferece diversas funções e métodos para impedir a entrada de vírus no sistema, além de identificar e eliminá-los quando passam da análise inicial. 

Também existem proteções específicas para determinados tipos de vírus, como os antispywares, que são focados em combater spywares e adwares. 

Esses dois tipos de vírus costumam contaminar navegadores e roubar dados bancários e apresentar banners de propagandas com ofertas indesejadas. 

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher o antivírus ideal. 

Atende quais sistemas e dispositivos?

Cada sistema possui suas particularidades, por isso, um antivírus feito para Windows pode não ser eficaz para um dispositivo com OS X. 

Assim como uma versão para computadores domésticos pode não funcionar em um servidor de empresa. 

Há opções no mercado que possuem versões diferentes para cada sistema, então observe as especificações e avalie a melhor opção para cada caso. 

Entenda os planos de fibra óptica da Reitec e saiba escolher o seu

É pago ou gratuito?

Há opções pagas e gratuitas no mercado e a escolha vai depender do seu uso, da quantidade de dispositivos conectados e das funcionalidades que você acha importante. 

Para aqueles que sabem como se proteger de golpes e ter uma navegação segura, a versão gratuita é mais que suficiente para manter a segurança. 

Se há diversos dispositivos para proteger e algumas funcionalidades extras são necessárias para manter sua segurança, vale investir em um antivírus pago. 

Dica extra: baixe direto do fabricante

Antes de baixar o antivírus escolhido, confira a fonte e faça o download direto do fabricante. 

Páginas falsas oferecendo softwares, serviços e produtos são uma forma comum de espalhar vírus, então muita atenção nessa etapa! 

Depois de instalado, sempre mantenha o antivírus atualizado! 

Gostou das dicas?

Confira 13 dicas essenciais de como ter uma internet segura!

Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200

Produção: Alerta!design