Reunimos 12 curiosidades sobre a fibra óptica que mostram como essa tecnologia é a melhor do mercado e a opção certa para quem quer internet de qualidade.
A fibra óptica chegou para inovar e revolucionar o mundo digital, trazendo muito mais velocidade e estabilidade de conexão para seus usuários. Mas como toda tecnologia nova, há muitas informações que ainda não são conhecidas, nem mesmo por quem usa internet via fibra.
Reunimos 12 fatos sobre a fibra óptica para você entender mais sobre os benefícios e algumas curiosidades sobre a tecnologia, confira!
Aqui vamos falar de...
Por usarem luz e não eletricidade, os cabos de fibra são muito mais seguros que os de cobre. Eles não superaquecem e não são afetados por chuva, vento e outros fatores ambientais, causando menos risco de incêndio e interferências.
São também mais eficientes, permitindo que os sinais viagem mais com menos degradação dos fios, o que resulta em uma conexão mais estável.
No início da tecnologia, os fios ópticos eram mais caros que os cabos de cobre comuns. Com o aumento da demanda e a popularização da tecnologia, os custos caíram e o circuito de Fibra Óptica pode até sair mais barato que o cobre.
A tecnologia óptica tem melhor custo benefício a longo prazo, já que demanda menos reparos e substituição dos cabos que outras tecnologias.
No início da comercialização da fibra óptica, a instalação era mais cara e demorada do que a de fios de cobre. Com o tempo, a tecnologia avançou, se popularizou e, atualmente, os técnicos estão muito mais confortáveis com ela. Além disso, por serem menores e mais leves, os cabos ópticos são melhores para manipular e transportar.
Muitos não sabem, mas a escolha do tipo de tecnologia pode interferir no impacto que a sua internet gera no meio ambiente. Isso porque quanto menos consumo energético, menos emissões de carbono são emitidas e menos impacto ambiental a tecnologia gera.
A quantidade de energia elétrica necessária para enviar um feixe de luz através de quilômetros de cabo (tecnologia fibra) é normalmente dezenas de vezes menor do que para mandar um sinal elétrico (tecnologia cobre).
A fibra óptica também ganha no quesito segurança. Como os fios de cobre deixam “vazar” sinais eletromagnéticos, um hacker pode ter acesso a essas informações sem precisar de contato físico.
Já nas transmissões por luz, é preciso ter acesso ao núcleo do cabo para interceptar as informações. É mais difícil, mas não impossível. Por isso, siga sempre as dicas de segurança para uma navegação tranquila.
Um par de fibra óptica se aproxima da espessura de um fio de cabelo e tem capacidade de transmitir 2,5 milhões de conversas telefônicas. Para alcançar uma qualidade como essa, o cabo de cobre teria que ter uma espessura de seis metros de diâmetro!
Esta tecnologia é sim a forma mais veloz de levar internet para empresas e residências, mas isso não ocorre pelo fato dos sinais serem transmitidos em velocidade maior, como muitos pensam.
Na verdade, a “largura da banda” é maior, ou seja, ela tem uma capacidade maior de transmissão de dados. Assim, as informações chegam mais rápido em cabos ópticos do que via cobre, por exemplo.
Quando algumas pessoas ficam sabendo que o cabo óptico é de vidro, pensam logo que essa é uma tecnologia frágil. Muito pelo contrário! Em comparação com outros fios, este tipo de cabo é até mais resistente a tensões e temperaturas elevadas do que os modelos metálicos.
Isso porque as camadas de proteção os deixam muito resistentes para seu uso cotidiano. Para entender mais sobre o cabo, confira o artigo Como funciona a fibra óptica.
Esse revestimento que citamos na curiosidade de cima também torna os cabos menos suscetíveis à deterioração do que os cabos convencionais. Por utilizar vidro em seu núcleo e materiais isolantes, o cabo óptico também não sofre interferências eletromagnéticas.
A fibra é naturalmente binária, ou seja, quando você envia uma mensagem para alguém via internet de fibra, essa informação será transformada em valores binários (0 e 1). Quando chega ao outro lado, a mensagem é decodificada, se transformando novamente em informação para o receptor. Tudo isso em frações de segundos.
Isso significa que essa tecnologia é ideal para troca de dados digitais, já que não sofrem interferência entre si como a transmissão de sinais baseada em entradas elétricas. Com isso, os dados são mais facilmente transmitidos.
Quando você contrata um pacote de internet, geralmente contrata a velocidade de download, enquanto que a de upload é bem menor. Com a fibra óptica da Reitec, você recebe a mesma quantidade de download e upload.
Isso significa que há muito mais velocidade para realizar vídeo conferências, subir arquivos na nuvem ou enviar arquivos, mesmo que pesados.
Há três tipos de meios de distribuição da fibra óptica: FTTB, que chega até a entrada do edifício; FTTA, que vai até uma central no prédio e dividida entre os usuários; e a FTTH, que leva o cabo óptico até a casa do assinante.
Aqui na Reitec, a fibra chega direto na sua casa, garantindo uma internet mais rápida e com mais qualidade. Quer aproveitar o melhor da fibra óptica na sua casa ou empresa? Entre em contato conosco.
Onde estamos:
SRTVS Quadra 701 Bloco “O” - Sala 244 - Edifício Multiempresarial
Shopping DF Plaza Águas Claras sala 201. Ligue agora: 61 3214 8200
© 2024 Política de privacidade //php wp_title(); ?> //php bloginfo('name'); ?>